Capa
Nº 206 | 11 Julho 2024
Notícias
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Imobiliário
Atualidade
O PS sinalizou a redução do IRC e IRS Jovem como linhas vermelhas nas negociações para o próximo Orçamento do Estado. O ministro das Finanças assegura agora que vai enviar ao Parlamento as medidas fiscais, que constam do pacote de 60 medidas para acelerar a economia, como pedidos de autorização legislativas, ficando fora do OE2025 para não condicionar negociações.
Estudo "Estado da Nação", da Fundação José Neves, divulgado esta quinta-feira, conclui que depois de ter diminuído durante anos, face ao secundário, a vantagem salarial para quem faz o superior cresceu no ano passado. No geral da população ativa, a diferença situou-se em 49%.
Rui Baleiras defendeu a conclusão do relatório da UTAO sobre a redução da dívida no final de 2023, ainda que evitando tecer considerações sobre escolhas de gestão, mas esclareceu que tal não significa que as pensões naquele ano ou nos próximos estejam em risco.
Com um número quase redondo de fortunas superiores a um milhão de euros no ano passado, o número de milionários em Portugal vai continuar a crescer até ao fim da década. Taiwan e Turquia veem número aumentar mais de 40% até 2028.
As bolsas europeias registaram ganhos na sessão de quarta-feira, com o PSI a acompanhar, impulsionado por cotadas de diversos sectores. Os mercados estarão atentos aos dados da inflação nos EUA, que vão ser conhecidos daqui a algumas horas.
Alguns Estados-membros já aceitaram as evidências da derrota de Joe Biden nas presidenciais de novembro e começam a estabelecer pontes com o eventual futuro presidente. Conselheiro Keith Kellogg encontrou-se com o presidente do parlamento ucraniano.
"Nós queremos abrir 15 novas lojas por ano. Portanto, estou a falar de, em três anos, abrir à volta de 50 restaurantes. O que representa de 1.200 até 1.500 novos postos de trabalho. É essa a estratégia que vamos levar a cabo", disse Domingos Esteves, diretor-geral da Burger King Portugal.
Frederico Pedro Nunes considera que a medida faz sentido para apoiar as pessoas na compra da sua primeira casa, mas do ponto de vista constitucional a oportunidade devia ser dada a todos e defende a descida do IVA na construção para 6%. "Estado é o acionista que ganha mais dinheiro na promoção imobiliária e sem correr nenhum risco".
Sem tentações explicativas, a Pordata traça o perfil da população portuguesa, que é cada vez mais numerosa – apesar de o saldo entre mortes e nascimentos ser negativo. E mais só: já ninguém sabe o que quer dizer a expressão ‘família numerosa’.
Furos ilegais de agricultores espanhóis para tirar água do Alqueva vão ser pagos por Madrid, garantiu a ministra do Ambiente.