Capa
Nº 107 | 10 Janeiro 2024
Notícias
Educação
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Advisory
Os deputados quiseram que o ministro da Educação explicasse o que está na base da regressão generalizada da performance dos alunos portugueses no Programa de Avaliação Internacional dos Alunos e nas Provas de Aferição. João Costa foi explicando um e outro fator, mas não apresentou um conjunto sistematizado de razões.
Perto de um terço da população mundial vai às urnas em 2024, com as presidenciais nos EUA a assumirem o maior destaque e a representarem um risco sem precedentes à democracia norte-americana e à estabilidade global, isto depois de um ano em que o aperto monetário teve um impacto menos negativo no crescimento do que se temia.
Com o fim do IVA zero, o preço de 14 dos 41 produtos alimentares essenciais subiu acima dos 6%, com os aumentos mais expressivo a registar-se no iogurte líquido, óleo alimentar e atum posta em azeite, conclui a Deco Proteste. Nos restantes bens, supermercados e retalhistas absorveram, por agora, a subida do preço.
Entre as cotadas nacionais, a Jerónimo Martins registou a maior quebra: -1,78% para 22,04 euros. O BCP, que chegou a negociar no 'vermelho', terminou o dia a subir. Na energia, a EDP destacou-se entre as empresas do sector.
A juventude da figura escolhida para substituir Élisabeth Borne aponta para a renovação do partido de Emmanuel Macron. Os críticos duvidam da sua capacidade, não têm dúvidas sobre a sua falta de experiência e acham que a direita está a tomar conta do partido.
António Carlos Rodrigues considera que ao nível de matérias-primas e materiais, a tendência tem sido para um decréscimo, enquanto na mão-de-obra tem sido no sentido inverso, e que assim vai continuar pela questão dos salários e falta de pessoal qualificado no mercado.
O ex-administrador e presidente executivo da Semapa, que cessou funções no final de 2021, vai assim substituir João Moreira Rato que deixou a presidência da administração do Banco CTT em junho deste ano.
Em audições completamente distintas que decorreram no Parlamento esta terça-feira, Marco Galinha e José Paulo Fafe trocaram acusações no que respeita o passado e presente do Global Media Group.
Ana Rodrigues de Almeida, Laëtitia Ferro Rodrigues e Tiago Salgueiro Mendes transitam todos da M. Rodrigues & Associados e entraram esta semana para as equipas de Urbanismo/Ordenamento do Território e Público/Ambiente.