João Castello Branco foi aprovado pelo supervisor bancário como Presidente do Conselho de Administração do Banco CTT, apurou o Jornal Económico.
Contactado o banco “confirma que João Castello Branco é o novo Chairman do Banco CTT”.
O ex-administrador e presidente executivo da Semapa, que cessou funções no final de 2021, vai assim substituir João Moreira Rato que deixou a presidência da administração do Banco CTT em junho deste ano. O antigo presidente da agência estatal que gere a emissão de dívida pública era chairman do banco dos correios desde 2019.
Em comunicado enviado ao mercado em junho, "os CTT – Correios de Portugal informaram que João Moreira Rato, presidente do conselho de administração do Banco CTT, cessa funções no final do mês de junho, a seu pedido, e por razões pessoais, na sequência de renúncia ao cargo apresentada em maio passado, estando a decorrer diligências formais para a nomeação do seu sucessor". O sucessor é João Castello Branco.
João Moreira Rato saiu antes de concluir o mandato de 2022-2024 para o qual tinha sido eleito e João Castello Branco deverá completar o mandato em curso.
O gestor obteve recentemente a autorização do Banco de Portugal no âmbito do processo de avaliação e adequação, conhecido por fit and proper, que é exigido para a qualificação dos membros de órgãos sociais de instituições financeiras.
O presidente do Conselho de Administração tem de ser eleito em Assembleia Geral do banco que é constituída pelo acionista único, os CTT.
O Banco CTT tem como CEO Luís Pereira Coutinho.