A Abreu Advogados tem três novos membros nas equipas de Urbanismo/Ordenamento do Território e Público/Ambiente, entre as quais uma sócia contratada, Ana Rodrigues de Almeida. Laëtitia Ferro Rodrigues e Tiago Salgueiro Mendes também entraram esta semana na sociedade com o cargo de associada(o) sénior.
O trio de juristas transitou da M. Rodrigues & Associados para robustecer e diversificar os serviços que a Abreu disponibiliza aos clientes. Tal como refere a managing partner, Inês Sequeira Mendes, a área de prática de Direito Público e Ambiente é uma das quais “nos distinguimos muito positivamente desde há muito”, mas a vertentes de Urbanismo/Ordenamento do Território está aberta a “oportunidades de crescimento interno e externo”.
“Temos tido sempre evoluções tecnológicas, mas chegámos um momento de viragem: as mudanças vão ser muito mais rápidas e mais profundas e isso implica ter uma estrutura dedicada e multidisciplinar dentro da sociedade, que seja robusta. Estamos atentos às necessidades de todos os clientes, das mais diversas áreas e geografias, e somos capazes de antecipar desafios e apresentar soluções”, explica Inês Sequeira Mendes, em declarações ao Jornal Económico (JE).
A managing partner da Abreu Advogados reconhece que são segmentos de atividade em evolução devido aos “grandes projetos de investimento imobiliário, turísticos, industriais e energéticos que se perspetivam” para o país e “requerem profissionais e equipas capazes de responder rapidamente a quaisquer solicitações, como Ana Rodrigues de Almeida, Laëtitia Ferro Rodrigues e Tiago Salgueiro Mendes.
Para Ana Rodrigues de Almeida, esta é “uma das sociedades de advogados com maior potencial de crescimento em Portugal” e faz uma aposta na inovação e sustentabilidade, que são dois valores com os quais se identifica. “O posicionamento da Abreu no mercado e a sua equipa multidisciplinar serão fatores-chave para poder prestar o melhor serviço possível aos nossos clientes e abraçar novos projetos de valor”, refere a nova sócia contratada.
Licenciada em Direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e pela Universidad Complutense de Madrid, Ana Rodrigues de Almeida é também mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Do currículo faz parte a passagem pela Mutuaide Assistance, filial da Groupama France, ONG Conseil France, em Paris, e Handicap International, em Lyon.
“É também um gosto saber que poderei dar uso profissional à minha experiência nos mercados Espanhol e Francês, o que representa igualmente uma mais-valia nos dois sentidos”, comentou ao JE.
Laëtitia Ferro Rodrigues é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra. A carreira fica também marcada pelo trabalho na Candeias & Associados e na JPA - João Pedroso e Associados. Segundo a Abreu, tem exercido advocacia a área do Direito Administrativo geral e conexos (emprego público, autarquias locais, contratação pública, urbanismo), contencioso administrativo e Fiscal.
Tiago Salgueiro Mendes é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e tem três pós-graduações (Ciências Jurídico-Financeiras, Contencioso Administrativo e Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente). Foi técnico especialista no gabinete do secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media do XXII Governo e advogado na SPS e na Saragoça da Matta & Silveiro de Barros, desenvolvido trabalho jurídico relacionado com emprego público, urbanismo, ordenamento do território, ambiente, contratação pública, contencioso administrativo e regulação nas sociedades.