Capa
Nº 104 | 04 Janeiro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Educação
Economia
Política
Mundo
Empresas
Mário Nogueira revelou esta quarta-feira que, de acordo com um levantamento realizado pela FENPROF, cerca de dois mil alunos têm um professor em falta desde o início do ano, ou seja, têm uma disciplina a que nunca tiveram aulas.
Pedro Fonseca, head of University Relations and Digital Upskill da consultora, explica ao JE que a escassez de talento nas tecnologias da cloud é grande e a formação uma necessidade. Inscrições decorrem até 17 de janeiro e há 10 bolsas de estudo para estudantes mulheres.
Com o fim da isenção de IVA, e apesar da queda que se tem verificado na taxa de inflação, até ao final de janeiro haverá aumento de preço em alguns produtos, avisa o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED). Aumentos decorrem da reintrodução da taxa de imposto de 6%, mas também da pressão dos custos das matérias-primas e energia.
Partidos da direita querem explicações sobre todo o processo e consideram grave a utilização da Parpública no negócio, enquanto a esquerda rejeita responsabilidades ou benefícios políticos.
Tribunal pede “estrutura integrada de acompanhamento” de forma a mitigar as informações incompletas reportadas pelas várias entidades envolvidas, criticando também os atrasos no processo. António Costa garante que deixará o trabalho feito na área da saúde.
A PJSC Alrosa é uma parte importante do tecido económico russo e a União acredita que os seus lucros estão a ser canalizados para financiar a guerra na Ucrânia. A decisão surge quase dois anos depois do início das sanções e dois dias depois de um pagamento de juros obrigacionistas.
As secretas israelitas terão organizado uma espécie de esquadrão da morte com o qual esperam repetir o êxito conseguido na perseguição do antigo grupo palestiniano Setembro Negro, responsável pelas mortes em Munique em 1970.
O CEO da Living Tours, grande operador turístico focado no Norte, mostra-se satisfeito com as tendências para 2024, assumindo que rapidamente a empresa chegará aos 30 milhões de faturação previstas para 2026. Rui Terroso explica como a empresa aposta em visitas guiadas por terra, ar e água, apostando na melhor vertente do Porto.
"Ter capitais próprios positivos" em dezembro foi o desejo de Pinto da Costa para o final do ano que findou. Quando se esperava uma operação de grande envergadura que atenuasse os 176 milhões de euros negativos, nada foi comunicado junto da CMVM. Teme-se "purgatório financeiro" até março e nova intervenção da UEFA.
Despacho de João Leão obrigava a manter a operação sob confidencialidade e referia que a partir do momento em que a participação nos CTT chegasse aos 2% a compra de ações teria de ser suspensa. E não referia de que forma seria possível chegar aos 13% que estavam previstos como limite máximo no pedido de parecer prévio à UTAM. Objetivo foi agradar ao PCP e ao Bloco e colocar pressão sobre os CTT durante renegociação de concessão.