Capa
Nº 2227 | 07 Dezembro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Ensaio
Última
Turismo/Cruzeiros a Este ano os Portos da Madeira e do Porto Santo têm registado um grande crescimento no número de passageiros face ao ano passado. Já em relação a escalas, 2022 foi um ano recorde.
Energia a A norueguesa Equinor acredita que o leilão só deverá ter lugar depois das eleições e defende que até lá o país deve acelerar processos. E avisa que as grandes empresas têm outros países onde investir o seu dinheiro se Portugal decidir recuar.
Aviação: Presidente do sindicato que representa os tripulantes da TAP alerta que não tem respostas do Governo e da gestão sobre se os salários deste mês vão voltar a ter cortes. E reclama a publicação urgente do novo Acordo de Empresa.
Esther Blázquez Blanco : O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou a consultora em gestão de liderança para abordar os desafios de quem chefia equipas. Destaca esta especialista que todos somos líderes e que ao invés do potencial, devemos descobrir o poder de cada pessoa.
Telecomunicações : A Altice recebeu três propostas “não vinculativas” pela Altice Portugal de fundos de private equity,mas abaixo da expetativa. O processo de venda pode ficar em causa.
a Em entrevista ao Jornal Económico, o líder do Chega mostra-se convencido de que o partido poderá chegar aos 20% nas eleições de 10 de março e diz que o PSD terá de ter em conta os resultados das eleições, para poder formar governo. Partido propõe redução do IRS, do IRC e do IVA dos produtos essenciais, bem como uma subida significativa das pensões que teria de ser financiada pelo Orçamento do Estado.
Exclusivo: Contrato de concessão assinado em 2012 pelo governo de Passos Coelho garante à ANA direito sobre lucros cessantes em caso de incumprimento do Estado. Fontes ouvidas pelo JE estimam valores até aos cinco mil milhões, já que o termo da concessão apenas se cumpre em 2062.
Estudo: Quem o diz é a Arcano Partners, que vê o país a aproveitar as suas vantagens comparativas e a corrigir desequilíbrios de competências e na dívida, transformando-se numa economia diferente.
Beatriz Cortez de Lobão: Portugal mostra o potencial para se afirmar no contexto europeu, aproveitando a sua competitividade, a baixa dependência energética da Rússia e os conhecimentos de inglês profissional acima da média para atrair cada vez mais investimento.
Sucessão no PS: José Luís Carneiro quer convencer militantes de que é o mais bem preparado para enfrentar Luís Montenegro, enquanto Pedro Nuno Santos continua a não conseguir descolar das acusações de “impulsivo e radical”.
Israel: O primeiro-ministro não quer forças internacionais no terreno. Más experiências anteriores ou pouca vontade de ter mais testemunhas? Entretanto, o sul do enclave está em regime de caos total.
Crise: O presidente dissolveu o parlamento. O seu líder (e presidente do PAIGC) não aceita essa dissolução, mas o primeiro-ministro (e vice-presidente do PAIGC) aceita ficar até nova ordem.
A desertificação é um grave fenómeno ambiental que nos afeta e que se está a tornar mais complexo e danoso em função da sua associação a outros fenómenos, tais com a mudança climática.
Conferência: É já no dia 12 de dezembro, no Pestana Palace em Lisboa que o Futuro será discutido entre protagonistas nacionais e internacionais que vão da economia à sociedade.