Skip to main content
Capa
Nº 2227 | 07 Dezembro 2023
Edição nº 2227
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Finanças
Noite de réveillon traz nove navios ao Funchal e mais passageiros
Noite de réveillon traz nove navios ao Funchal e mais passageiros
Turismo/Cruzeiros a Este ano os Portos da Madeira e do Porto Santo têm registado um grande crescimento no número de passageiros face ao ano passado. Já em relação a escalas, 2022 foi um ano recorde.
Empresas vão investir noutros países  se houver recuo no offshore
Empresas vão investir noutros países se houver recuo no offshore
Energia a A norueguesa Equinor acredita que o leilão só deverá ter lugar depois das eleições e defende que até lá o país deve acelerar processos. E avisa que as grandes empresas têm outros países onde investir o seu dinheiro se Portugal decidir recuar.
Tripulantes   da TAP “não têm garantia” de salário sem corte em dezembro
Tripulantes da TAP “não têm garantia” de salário sem corte em dezembro
Aviação: Presidente do sindicato que representa os tripulantes da TAP alerta que não tem respostas do Governo e da gestão sobre se os salários deste mês vão voltar a ter cortes. E reclama a publicação urgente do novo Acordo de Empresa.
“É essencial que os líderes  se apaixonem pelo processo”
“É essencial que os líderes se apaixonem pelo processo”
Esther Blázquez Blanco : O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou a consultora em gestão de liderança para abordar os desafios de quem chefia equipas. Destaca esta especialista que todos somos líderes e que ao invés do potencial, devemos descobrir o poder de cada pessoa.
Perspetiva
Altice recebeu três propostas não vinculativas pela dona da MEO
Altice recebeu três propostas não vinculativas pela dona da MEO
Telecomunicações : A Altice recebeu três propostas “não vinculativas” pela Altice Portugal de fundos de private equity,mas abaixo da expetativa. O processo de venda pode ficar em causa.
Protagonista
“Com 16% podemos inviabilizar um governo do PSD.  Mas do PS também”
“Com 16% podemos inviabilizar um governo do PSD. Mas do PS também”
a Em entrevista ao Jornal Económico, o líder do Chega mostra-se convencido de que o partido poderá chegar aos 20% nas eleições de 10 de março e diz que o PSD terá de ter em conta os resultados das eleições, para poder formar governo. Partido propõe redução do IRS, do IRC e do IVA dos produtos essenciais, bem como uma subida significativa das pensões que teria de ser financiada pelo Orçamento do Estado.
Economia & Política
Estado arrisca pagar  até cinco mil milhões à Vinci se rescindir para avançar Alcochete
Estado arrisca pagar até cinco mil milhões à Vinci se rescindir para avançar Alcochete
Exclusivo: Contrato de concessão assinado em 2012 pelo governo de Passos Coelho garante à ANA direito sobre lucros cessantes em caso de incumprimento do Estado. Fontes ouvidas pelo JE estimam valores até aos cinco mil milhões, já que o termo da concessão apenas se cumpre em 2062.
Portugal com potencial para se afirmar como o novo ‘hub’ da economia europeia
Portugal com potencial para se afirmar como o novo ‘hub’ da economia europeia
Estudo: Quem o diz é a Arcano Partners, que vê o país a aproveitar as suas vantagens comparativas e a corrigir desequilíbrios de competências e na dívida, transformando-se numa economia diferente.
“Portugal ainda tem muitas questões que beneficiam nas exportações”
“Portugal ainda tem muitas questões que beneficiam nas exportações”
Beatriz Cortez de Lobão: Portugal mostra o potencial para se afirmar no contexto europeu, aproveitando a sua competitividade, a baixa dependência energética da Rússia e os conhecimentos de inglês profissional acima da média para atrair cada vez mais investimento.
Pedro Nuno com empresários para amaciar fama de radical. Carneiro  é rosto do diálogo
Pedro Nuno com empresários para amaciar fama de radical. Carneiro é rosto do diálogo
Sucessão no PS: José Luís Carneiro quer convencer militantes de que é o mais bem preparado para enfrentar Luís Montenegro, enquanto Pedro Nuno Santos continua a não conseguir descolar das acusações de “impulsivo e radical”.
Netanyahu recusa qualquer interferência externa na guerra
Netanyahu recusa qualquer interferência externa na guerra
Israel: O primeiro-ministro não quer forças internacionais no terreno. Más experiências anteriores ou pouca vontade de ter mais testemunhas? Entretanto, o sul do enclave está em regime de caos total.
Caos político regressa à Guiné-Bissau, com o PAIGC cada vez mais dividido
Caos político regressa à Guiné-Bissau, com o PAIGC cada vez mais dividido
Crise: O presidente dissolveu o parlamento. O seu líder (e presidente do PAIGC) não aceita essa dissolução, mas o primeiro-ministro (e vice-presidente do PAIGC) aceita ficar até nova ordem.
Ensaio
Desertificação, um fenómeno ambiental grave
Desertificação, um fenómeno ambiental grave
A desertificação é um grave fenómeno ambiental que nos afeta e que se está a tornar mais complexo e danoso em função da sua associação a outros fenómenos, tais com a mudança climática.
Última
Empower the future by Forbes  leva a palco os maiores desafios
Empower the future by Forbes leva a palco os maiores desafios
Conferência: É já no dia 12 de dezembro, no Pestana Palace em Lisboa que o Futuro será discutido entre protagonistas nacionais e internacionais que vão da economia à sociedade.