Skip to main content
Capa
Nº 2208 | 28 Julho 2023
Edição nº 2208
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Mercados em máximos com postura menos hawkish dos bancos centrais
Mercados em máximos com postura menos hawkish dos bancos centrais
Fecho da semana a Ações beneficiam de posições menos hawkish dos bancos centrais norte-americano e europeu, mas também da divulgação de dados económicos mais favoráveis.
Empresas & Finanças
Renováveis em queda, banca  e distribuição  a “sorrir” nas contas até junho
Renováveis em queda, banca e distribuição a “sorrir” nas contas até junho
No arranque em força da época de apresentação de resultados do primeiro semestre, “sortes” diferentes para as diferentes cotadas. EDP Renováveis e Altri registaram corte nos lucros, enquanto os da Jerónimo Martins subiram, impulsionados pelas vendas. OBCP multiplicou por seis os resultados líquidos de janeiro a junho.
EDP quer ser  net zero em 2040
EDP quer ser net zero em 2040
As energéticas na linha da frente contra as alterações climáticas. Carlos Mourisca, do departamento financeiro da EDP, explica os três grandes objetivos de descarbonização de forma a combater as alterações climáticas.
Vanguard Properties compra  50% da Bamer ao Grupo Higher
Vanguard Properties compra 50% da Bamer ao Grupo Higher
O valor do investimento da Vanguard, segundo apurou o JE, ronda os cinco milhões de euros, entre ações e reforços de capital. A Bamer insere-se na sua estratégia de investimentos.
Concorrência chinesa trava perspetivas  da Volkswagen
Concorrência chinesa trava perspetivas da Volkswagen
A Volkswagen reduziu a perspetiva para a segunda metade do ano no mesmo dia em que apresentou uma quebra de 20% nos lucros dos primeiros seis meses. A fervorosa produção na China levou a fabricante alemã a fechar um acordo de produção para dois veículos naquele país, com o objetivo de acelerar as vendas e a primeira posição no mercado.
BlocoTelha ganha contrato no  maior  projeto nuclear do mundo
BlocoTelha ganha contrato no maior projeto nuclear do mundo
Empresa portuguesa recebeu um contrato de 15 milhões de euros para construir quatro edifícios e três pontes que fazem parte do projeto International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER), que está a ser construído no sul de França.
Da energia aos serviços. Lucros e prejuízos das cotadas no primeiro semestre
Da energia aos serviços. Lucros e prejuízos das cotadas no primeiro semestre
Sete cotadas apresentaram as contas referentes ao primeiro semestre de 2023. Enquanto umas têm razões para sorrir, outras desiludiram os mercados.
Perspetiva
Gestora de 30 mil milhões investe na Global Media
Gestora de 30 mil milhões investe na Global Media
Union Capital (UCAP) comprou 37% da holding que controla o grupo dono do JN, DN e TSF, através de um fundo das Bahamas, apurou o JE. Grupo de origem norte-americana está sediado em Genebra e tem 30 mil milhões de dólares sob gestão.
Protagonista
“Ao fim de 15 anos,  é normal que a Fundação procure  ser mais interventiva”
“Ao fim de 15 anos, é normal que a Fundação procure ser mais interventiva”
A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) divulgou ontem o seu primeiro policy paper com recomendações para resolver a crise da habitação em Portugal. Em entrevista, o presidente da FFMS, Gonçalo Saraiva Matias, explica o racional desta mudança de posicionamento no sentido de uma fundação mais interventiva no espaço público.
Economia & Política
Investidores projetam pico das taxas  após subidas  de 25 p.b. na zona euro e EUA
Investidores projetam pico das taxas após subidas de 25 p.b. na zona euro e EUA
Os presidentes de ambos os bancos centrais transmitiram uma mensagem semelhante, de dependência dos dados e reforço do combate à inflação. Novas subidas são possíveis em ambas as economias, mas o mercado antecipa o fim do aperto monetário.
Sector farmacêutico faturou 3,2 mil milhões
Sector farmacêutico faturou 3,2 mil milhões
O mercado de fármacos nacional continuou a depender da Alemanha, com este mercado a representar 23% das compras, à frente de Espanha (16%), França e Países Baixos (10%).
CM aprova diploma dos professores. Segue para Belém
O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o decreto de lei sobre a carreira dos professores com “alterações”.
Pequim lança estímulos “rigorosos” face a recuperação “tortuosa”
Pequim lança estímulos “rigorosos” face a recuperação “tortuosa”
A expectativa por uma onda de medidas de apoio substanciais e abrangentes deve acabar frustrada, com o Governo chinês mais focado no combate à dívida, mas o Politburo admite querer estimular consumo e investimento.
Ex-adjunto de Galamba pediu ao Ministério Público registo de chamada à PSP
Ex-adjunto de Galamba pediu ao Ministério Público registo de chamada à PSP
Há dois meses sem acesso ao registo de chamada à PSP no dia dos desacatos no ministério das Infraestruturas, a defesa de Frederico Pinheiro requereu esta informação ao Ministério Público.
Ensaio
Liberdade, Igualdade, Fraternidade
Liberdade, Igualdade, Fraternidade
O 14 de julho em França reveste-se da solenidade do dia em que o súbdito se tornou cidadão, em que a República vingou derrubando uma Monarquia que já não respondia aos anseios do povo. Viver esta data em França, após os tumultos dos últimos meses, fruto da contestação social generalizada, não deixa de ser uma experiência assinalável.
Última
Inquilinos desafiam Medina  a reforçar  dedução das rendas  no IRS no próximo Orçamento
Inquilinos desafiam Medina a reforçar dedução das rendas no IRS no próximo Orçamento
Em vez dos “insuficientes e parcos“ 15% e o limite de 502 euros na dedução atual, a Associação de Inquilinos Lisbonenses propõe que no OE2024 se atualize a dedução para 20%.