Capa
Nº 2160 | 26 Agosto 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Negócios
Perspetiva
Protagonista
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Última
Os nomes da nova equipa do Banco Português de Fomento já chegaram ao Banco de Portugal para que o regulador possa avaliar a idoneidade dos gestores. A presidência da insituição caberá a Celeste Hagatong.
Receios de escassez de gás natural, deterioração dos dados macroeconómicos e incertezas quanto a Jackson Hole impulsionam juros e abalam ações.
A Equifax forneceu ‘credit scores’ errados de milhões de consumidores a bancos e instituições financeiras nos EUA. Em Portugal, onde esta pontuação é feita pelos próprios bancos, não haverá qualquer impacto, assegura a empresa.
Títulos da empresa portuguesa chegaram aos 23,3 euros, apoiados na evolução da atividade. Analistas consideram que a empresa tem boa condições para aproveitar conjuntura atual.
A empresa liderada por Miguel Almeida conta hoje com quase 2 mil antenas móveis com a nova tecnologia e tem estado a apostar nos munícipios para a expansão. Conheça o caso de Pombal.
O banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa era um dos poucos com um depósito indexado à Euribor, mas desde meados deste mês que os clientes do BPI deixaram de receber juros no momento da renovação do produto de poupança.
O Fundo de Resolução está a funcionar com apenas dois elementos desde março de 2021. O facto de o cargo não ser remunerado dificulta o processo de contratação, admite entidade.
Depois das subidas anunciadas pela EDP e Galp, o Governo vai mudar a lei para permitir que as famílias e pequenos negócios possam regressar à tarifa regulada, defendendo que é mais baixa do que a liberalizada.
Miguel Faria e Castro reforça a visão do BCE de que a inflação tem origens diferentes nos EUA e na zona euro, considerando a situação mais delicada na Europa, mas aplaude o regresso a uma política monetária menos acomodatícia, apesar das dores que daí virão para Portugal.
A escalada dos preços da energia veio juntar-se a um problema crónico na indústria nacional, a captação de profissionais qualificados. Desertificação do interior contribui para o problema, que Governo quer resolver com importação de trabalhadores extracomunitários.
Além da falta de mão-de-obra e aumento das matérias-primas, a seca extrema pesa no sector primário. PRR é escasso, diz CAP.
Os próximos meses adivinham-se “quentes”. Sem respostas por parte do Governo e dos patrões, sindicatos prometem protestos.
Os deputados regressam a 6 de setembro e vão retomar dossiers polémicos como a eutanásia, a lei dos metadados ou o conflito entre o Chega e Santos Silva. Mas o foco estará nas medidas de apoio a empresas e famílias e no OE2023.
Há quase uma década que não eram entregues tantos pré-avisos de greve num único semestre. Nos primeiros seis meses de 2022, deram entrada mais de 630 pré-avisos. Inflação alta e fim da geringonça explicam a evolução.
As polémicas com alguns ministros e os focos de turbulência em alguns aspetos da ação executiva podem levar António Costa a centralizar mais a governação, para evitar dissabores, considera o investigador-coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, António Costa Pinto, ao Jornal Económico.
Duas fações xiitas disputam o poder num país onde a instabilidade remonta, pelo menos, a 2003. Analistas preveem que a violência estará, em breve, de regresso às ruas de Bagdad.
Com o inverno à porta e a aparente incapacidade de qualquer uma das partes se superiorizar em definitivo à outra, a guerra pode durar bem mais que um ano. O que se passar nas instalações de Zaporizhzhia, fantasma de Chernobil, pode ser crucial no futuro imediato.
O uso de máscara vai deixar de ser obrigatório nos transportes coletivos, táxis e TVDE, bem como nas farmácias.
Resultados provisórios divulgados pela CNE dão maioria absoluta ao MPLA nas eleições angolanas, mas a UNITA conquista Luanda e defende ter dados para reivindicar vitória. Observadores dizem que eleições cumpriram requisitos.