Capa
Nº 2150 | 17 Junho 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Imobiliário
Conferência
Empresas & Mercados
Última
BPI e Santander Totta avançam com venda de carteira de NPL de 100 milhões cada, a "Citron" e a "Guadiana". Já a venda dos ativos dos fundos da ECS está prestes a ser fechada à DK por menos de 900 milhões.
Mercado norte-americano em ‘bear market’ aponta para recessão já em agosto. Europa está desfasada dos EUA em seis meses, dizem analistas. Bitcoin perde 30% num mês e cai abaixo dos 20 mil dólares.
O BCE procurou acalmar investidores, ainda que com uma semana de atraso. Juros nosEUA sobem 75 p.b., em linha com esperado.
Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos indica um aumento de 81 mil casas registadas para arrendamento de curta duração de 2013 a 2019. Preço médio de venda do m2 cresceu em Lisboa e Porto no triénio de 2016-2019.
Líder do novo centro internacional de negócios defende que Portugal pode ser uma plataforma industrial para as empresas chinesas se instalarem e produzirem para a Europa, África e América Latina.
Em entrevista ao JE, a economista Vera Gouveia Barros teme que os incumprimentos bancários possam ser de novo um problema.
Há vários anos que a Comissão Nacional de Proteção de Dados vem deixando alertas sobre a publicitação da lista dos devedores à Segurança Social. Advogados defendem que não deveria estar disponível para qualquer pessoa.
Duas semanas e meia após a votação final global, os deputados acertaram a redação final do Orçamento do Estado, que segue agora para Belém. Marcelo Rebelo de Sousa já sinalizou que irá promulgar o diploma, considerando que optar pelo veto teria um “custo enorme”.
A guerra na Ucrânia está a motivar uma nova corrida ao armamento nuclear. Mas, mesmo que não tivesse eclodido, a China quer fazer parte de um clube restrito onde só estão os EUA e a Rússia.
Com a maioria absoluta colocada em causa pelos resultados da primeira volta, Macron poderá ter de optar por uma coligação com os gaullistas, que tem tentado fazer desaparecer do mapa.
CEO da Kleya diz ao JE que o Executivo cedeu à pressão para “encontrar rapidamente uma solução sem estudar devidamente todos os impactos” e avisa que Portugal corre o risco de perder ‘clientes’ para outras geografias que ofereçam melhores condições para investir.
Conferência vai abordar os ecossistemas de inovação em Portugal, a forma como as grandes empresas gerem os processos de inovação e os desafios que se colocam às startups.
À medida que a ‘blockchain’ passa a ter lugar cativo no ecossistema empreendedor, também cresce o interesse dos investidores na próxima iteração da internet: a descentralização. Há que regular sem castrar a inovação, dizem especialistas.
A realizar no LNEC de 5 a 7 de julho, o evento terá como lema a digitalização. O keynote speach será feito por Arlindo Oliveira, ex-presidente do Técnico. Cardoso dos Reis, presidente da UIC Europa, coordena tema da cibersegurança.
A presidente do BCE alertou para o maior risco de crédito dos bancos na sequência da subida dos juros. Mas ao JE, António Ramalho, Pedro Castro e Almeida e João Pedro Oliveira e Costa dizem que bancos estão preparados e que subida dos NPL não será dramática para a banca.
Subida dos juros da Fed e dos bancos centrais de Inglaterra e Suíça impulsionam ‘yields’ e determinam queda dos mercados acionistas.
Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Grécia são quatro países que a dona da portuguesa Tabaqueira vê como “mentes abertas” para acolher as alternativas ao cigarro normal.
Grupo Emerald, do advogado e empresário angolano N’Gunu Tiny, ambiciona criar ‘player’ de referência na Lusofonia. Depois da “Forbes Portugal” e da “Forbes África Lusófona”, há novos projetos na calha.