Capa
Nº 2145 | 13 Maio 2022

Ver PDF
Disponível para assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Mercados
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Última

Evento contará com as participações da presidente da ASF e dos líderes das maiores seguradoras que operam em Portugal, entre muitas outras figuras de relevo do sector.

O especialista em transformação digital Michael Wade avisa que as empresas portuguesas não devem ter mais olhos que barriga no que toca ao digital. Há que encará-lo como “uma mudança organizacional” para ter melhores resultados.

Nem a CGD, nem o BCP, nem o Novobanco estão a ponderar constituir provisões para a ação de Joe Berardo de 900 milhões, apurou o JE. Decisão final só depois de os gabinetes jurídicos avaliarem a probabilidade de sucesso.

O tribunal arbitral deu razão ao Fundo de Resolução na divergência com o Novobanco sobre a aplicação do regime contabilístico IFRS9, no ano passado, num litígio de 169 milhões de euros. Mas o banco não ficou de braços cruzados: decidiu recorrer para a Relação de Lisboa.

A startup madrilena, que criou um ‘marketplace de serviços na nuvem, quer desafiar a oferta de empresas como a Amazon Web Services ou a Google ao dar às PME a oportunidade de digitalizar a sua informação com “marca branca”.

Nas últimas semanas o movimento de queda dos mercados acionistas intensificou-se e não aparenta estar prestes a terminar.

A Caixa apresentou resultados trimestrais a subirem 80,5%, para 146 milhões, mas o aumento do prémio de risco da dívida portuguesa face à alemã ajudou à degradação da situação líquida que foi de quase 4%.

Futuro do banco poderá passar por um IPO, mas há quem considere esse cenário de difícil concretização. Fundo Fortitude, liderado por António Esteves, propõe solução nacional para unir BCP e Novobanco.

Em entrevista ao JE, o homem que lidera o grupo segurador Ageas em Portugal, o belga Steven Braekeveldt, assume que vai ter de aumentar os preços. Edeixa múltiplos alertas.

Deram entrada no Fundo de Garantia Salarial 7.870 requerimentos ao longo de 2021, menos 45% do que no primeiro ano da crise pandémica. A recuperação da economia e a queda das insolvências ajudam a explicar essa evolução.

O Fundo de Garantia Salarial (FGS) recuperou em 2021 quase 40,9 milhões de euros, cerca de 53% do valor pago aos trabalhadores.

Vivendo uma situação crítica há algum tempo, a crise nos preços agravou as debilidades do sector. Medidas como isenção do IVA nas rações “não reduzem o custo” da produção e “empréstimos nada resolvem”, dizem associações.

O CES defende que, nas atuais circunstâncias, o país precisa de um Orçamento “ambicioso”, mas diz que a proposta do Governo está “muito longe” de responder a essa necessidade.

PGR requereu nulidade da decisão do Tribunal Constitucional sobre a “Lei dos metadados” e o Presidente da República, bem como PS e PSD, não afastam revisão constitucional. Os especialistas consideram que a única solução é corrigir a lei, até para alinhar com a Europa.

O Mar Negro, que o Ocidente acredita ser a maior motivação da invasão da Ucrânia pela Rússia, não tem qualquer préstimo estratégico sem o controlo dos estreiros a sul. Que são turcos.

Há cinco anos, Armin Laschet conseguiu ali uma saborosa vitória, que o levaria até à humilhante derrota de setembro de 2021.

Rita Leandro Vasconcelos e Paulo Almeida Sande, advogados da Cruz Vilaça, alertam para o futuro da rede social e dizem quem as áreas de prática “continuarão a evoluir” na sociedade que hoje se dedicasobretudo à União Europeia.

Encontro do sector financeiro nacional contará com a participação do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, bem como dos líderes dos seis maiores bancos nacionais.

A Iniciativa Liberal (IL) tem uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 que prevê a privatização de 50% da TAP e a venda da empresa a um grupo internacional.