Capa
Nº 2132 | 11 Fevereiro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Conferência
Empresas & Mercados
Última
Banco do Estado apresenta hoje os resultados do exercício do ano passado e deverá anunciar um lucro superior a 550 milhões de euros, contra 492 milhões de euros em 2020, sabe o Jornal Económico.
Frequência, intensidade e sofisticação dos ataques cibernéticos tem aumentado, desde o início da pandemia e Portugal segue a tendência geral. Perfil e visibilidade dos últimos alvos causa preocupação, pelo receio de disrupção de sistemas.
A sucessão de Francisco Rodrigues dos Santos, que se demitiu na noite das eleições legislativas, deverá ser disputada. Uma solução está em gestação entre os apoiantes do até agora presidente do partido.
Eurostat revela que o preço da importação de energia na zona euro mais do que duplicou (115%) entre 2020 e 2021. Na produção doméstica os preços aumentaram 73%.
Os responsáveis do sector apontam a “70 a 80 mil trabalhadores” em falta, apesar dos 30 mil inscritos no IEFP vindos da construção. PRR tem de refletir subida de custos, pede AICCOPN.
O calendário para formação do próximo Governo condiciona a arrumação da bancada parlamentar do PS. BE e PSD ainda não tomaram decisões. O PCP já resolveu e à direita está tudo preparado para se iniciar a legislatura.
Franceses e britânicos esbarraram na recusa russa em conceder importância aos seus esforços diplomáticos. Mas o Papa Francisco não quis desistir do Formato da Normandia e a Rússia abriu, por essa via, uma janela de oportunidade.
A parte sérvia da federação, a República Srpska, está cada vez mais perto de clamar a independência. O regresso do desastre de 1992-1996 é uma forte possibilidade. Os sinais acumulam-se todos os dias.
Grande operadores da logística em Portugal analisaram desafios do sector para 2022 na Mesa Redonda do Jornal Económico. Modelo “Just in Time” pode ter os dias contados devido à falta de recursos humanos no sector, escassez de armazéns e custos acrescidos para as empresas.
Sector dos transportes e logística alerta para a necessidade de se adotar medidas para travar o impacto
dos combustíveis.
A retoma da atividade da transportadora ferroviária nacional no ano passado também se fez sentir nos passageiros transportados, que ficaram acima dos 99 milhões, mas estes indicadores ainda estão longe dos verificados em 2019.
A transportadora fluvial registou uma quebra superior a 44% devido à pandemia, mas, no ano passado, a descida atenuou e já houve duas ligações com um aumento do número de passageiros transportados.
CEO do grupo que detém a portuguesa Aquapor diz que os municípios portugueses são um desastre a gerir água, com taxas de desperdício acima dos 30%. Um problema premente quando o país vive em seca.
Inflação nos EUA em janeiro corrobora postura mais hawkish da Fed, impulsiona subida de 50 pontos base em março.
A “Operação Douro” está em marcha. A Mutualista e o Banco Montepio estudam fazer o “spin-off” da recuperação de crédito a empresas e imóveis passando-a para a esfera da Mutualista. Operação carece ainda de estudo de viabilidade.
Fonte judicial avançou ao JE que tudo indica tratar-se de um “lobo solitário”, mas ontem ainda estavam a ser descartadas “eventuais ligações a outras pessoas”.
O Jornal Económico e a Systemic formaram uma parceria não-comercial para promover o conhecimento na área da sustentabilidade, com especial atenção aos critérios ambientais, sociais e de governance (ESG) e ao investimento responsável.