Capa
Nº 2131 | 04 Fevereiro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Advisory
Media & Comunicação
Empresas & Mercados
Última
O mandato do atual conselho de administração do Millennium BCP acabou no fim de 2021. A 4 de maio a administração será eleita e o processo de avaliação já foi desencadeado.
A formação do novo Governo do PS já está em marcha. São várias as mexidas que estão em marcha, passandopela extinção e fusão de ministérios. Com promessa de um Executivo mais curto, metade dos rostos dos ministros deverá ser renovado, incluindo o das Finanças.
O número de confinados devido à Covid-19 está a condicionar a atividade em vários sectores. Há já empresas a encerrar temporariamente. Patrões reclamam um período de isolamento mais curto e novos apoios de tesouraria.
Empresas do sector assumem que últimos confinamentos deixaram funcionários em casa, mas não afetaram oferta do serviço.
A presidente do BCE não fecha a porta a uma subida de juros já em 2022 perante a subida da inflação na zona euro que atingiu novo recorde em janeiro. Lagarde remete para março anúncios mais certos quando houver novos dados.
Inflação, crise energética e evolução das taxas de juros vão obrigar à revisão da proposta para o OE2022, mesmo que o próximo governo mantenha as medidas que propôs em outubro do ano passado.
Rui Rio já anunciou que não se recandidata e quer ver o processo da sucessão fechado ainda no primeiro semestre deste ano. Jorge Moreira da Silva e Pedro Duarte, ex-líderes da JSD, também são falados, como Paulo Rangel, Paulo Cunha e Miguel Poiares Maduro. Pedro Passos Coelho não dá sinais de querer ser o unificador do partido.
Votos que não são convertidos em mandatos continuam em níveis máximos, acima dos 10%. BE é o partido mais afetado, entre quem elegeu deputados, seguido pelo Chega, que tem uma votação mais dispersa. CDS-PP foi sétimo partido mais votado e acabou por ficar de fora do Parlamento.
A dificuldade em encher os supermercados e o Protocolo da Irlanda são as maiores manchas de um acordo que dificilmente será melhorado.
A dupla investida de Joe Biden sobre a Rússia e sobre a China pode criar um alinhamento que foi o maior pesadelo do Ocidente durante décadas. O foco está num estádio desportivo algures na China.
Henrique Salinas, sócio da CCA, e Alberto Saavedra, associado da Sérvulo, analisaram na JETV o regime de proteção de ‘whistleblowers’, que entra em vigor a 18 de junho.
As galas de domingo do “Big Brother Famosos”, apresentadas por Cristina Ferreira, são líder de audiências no seu horário. Na tabela dos 10 canais pagos mais vistos a liderança é da CMTV, mas o TVI Reality está na segunda posição.
É a primeira mulher a ocupar o cargo de administradora financeira do banco estatal, numa altura em que a Caixa dá o tiro de partida para um novo ciclo sem as “amarras” do plano de reestruturação.
O banco tem 75 caixas agrícolas, mas admite ficar com menos de 60 no final do processo de fusão. Número fica abaixo daquilo que tinha previsto quando começou a “encolher” a sua estrutura.
Além de crescer no volume de negócios, o grupo está também a expandir a sua rede de restaurantes e de conceitos, tendo inaugurado no mês passado o quinto espaço da cadeia, o Margarida, o primeiro fora do centro de Lisboa.
Empréstimo à TAP de 360 milhões de euros, com 90% de garantia do Estado, está prestes a ser fechado. Sindicato integra apenas bancos nacionais, por oferecerem melhores condições.
Após ter anunciado mais um reforço da operação em Portugal, no aeroporto do Porto, o diretor geral da companhia aérea ‘low cost’ denuncia limitações à capacidade de crescer na Portela.
O início de ano está a ser bastante conturbado para as ações, que tentam ressaltar de perdas significativas.
Portugal segue a recomendação da UE e cessa a exigência de comprovativo de realização de teste com resultado negativo para quem apresente certificado digital em qualquer das modalidades.