Capa
Nº 2127 | 07 Janeiro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Media & Comunicação
Empresas & Mercados
Última
Empresa de ‘handling’ do grupo Qatar Airways está entre os potenciais interessados na Groundforce. Pedro Nuno Santos disse aos sindicatos que empresa não será vendida “à pressa” ou “de qualquer maneira”.
Operação passa pela venda de 50% da Percentagem Impecável à Vanguard Properties. A Amorim Luxury recebe cinco milhões de euros e fica com a concessão do restaurante Sal e 100 hectares de terreno de frente praia. Operação exige autorização da CGD.
Apetro rejeita análise da Deco Proteste, que aponta para um “efeito de pena” no mercado dos combustíveis nacional: gasolineiras não refletem descida do preço do petróleo no preço final, pago pelos consumidores.
Os especialistas ouvidos pelo JE sublinham que o maior problema reside nos impostos, pelo que outras medidas são ineficientes.
Economista-chefe do Banco Montepio considera que o aumento da inflação é transitório e que risco em 2022 só se se fixar muito acima dos 2%, levando a alterações mais substanciais da política monetária do BCE.
A duração dos constrangimentos logísticos será determinante para a manutenção da pressão inflacionária, que tem sido menos forte em Portugal pela resposta orçamental “mais contida” à pandemia.
Os líderes partidários vão para a estrada e correrão todos os distritos, mesmo que limitados pela situação sanitária. As redes sociais são também aposta numa campanha que arrancará condicionada pela maratona de debates televisivos.
O ex-governador do Banco Central Europeu vacila entre a chefia do governo e a chefia da nação e condiciona todas as escolhas para as eleições presidenciais, no final do mês. Aos 85 anos, Silvio Berlusconi já disse que vai concorrer.
O novo ministro das Finanças considera que o investimento deve ser o veículo de crescimento da receita quando a pandemia passar. Alteração das regras do PEC não parecem estar no seu horizonte.
O posicionamento e as relações históricas de Portugal com África e as comunidades lusófonas são alguns dos ativos que o país deve usar na sua diplomacia económica, mas não os únicos, defende o deputado.
Portugal também está no radar dos piratas informáticos, que em menos de um mês infiltraram-se no sistema de jornais noruegueses e israelitas. Os especialistas alertam que há poucas notificações de incidentes por parte do sector.
Banco Montepio contesta poder da também credora TAP SA para elaborar plano de insolvência da empresa de handling e revela que a companhia contratou a EY para auxiliar nessa função. Alfredo Casimiro também se queixou ao tribunal.
As bolsas mundiais registaram ganhos no início de 2022, mas as minutas da FED condicionam sentimento.
Farmacêutica britânica não quis comprometer distribuição dos medicamentos devido à crise na cadeia de abastecimento e optou pelo transporte aéreo dos fármacos em detrimento do marítimo.
Criada em 1998, a plataforma nacional de ‘delivery’ NoMENU mudou de nome, resiste à concorrência internacional e quer expandir até 2024.
Novobanco retirou seis créditos do portfólio Harvey. Além do grupo Lena, foram retirados créditos do construtor José Guilherme, dos grupos Oásis e Pelicano, e de mais duas empresas.
A ASF aponta as correções em baixa dos preços dos ativos; o aumento da inflação; a subida dos juros soberanos; a transição para economia sustentável e os ataques cibernéticos como riscos do sector.
Ouvidos os peritos no Infarmed, o Governo avançou com novas medidas anti-Covid, isto numa altura em que se antecipam novos recordes de casos diários provocados pela variante Ómicron.