Capa
Nº 2093 | 14 Maio 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Nacional
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Última
Cerca de um milhar de trabalhadores nas alfândegas temem contágios com abertura de fronteiras ao turismo. Associação profissional reivindica testagem sistemática para trabalhadores da AT em contactos de risco.
Politólogos defendem que Eduardo Cabrita tem sido beneficiado por ser um “ministro político” e já ter sido “queimado” em polémicas anteriores.
Ministro da Administração Interna tem sido o mais contestado no Governo de António Costa, mas primeiro-ministro mantém confiança: “É excelente”.
A decisão de conversão dos títulos de dívida de 160 milhões em capital da Promovalor cabe ao banco que, sabe o JE, não está inclinado a fazer isso.
Dombrovskis diz que as moratórias devem ser retiradas gradualmente à medida que a recuperação avança. Defende ainda um “equilíbrio” para salvaguardar a sustentabilidade orçamental.
Bruxelas espera défice superior face há três meses, mas dívida beneficiará do diferencial taxas de juro-crescimento.
Apesar de reconhecer um impacto mais limitado do segundo confinamento no sector, a Comissão Europeia identifica a incerteza no turismo internacional como um risco para o crescimento em 2021.
Apesar das diferenças óbvias, existem semelhanças preocupantes entre as crises de 2008 a 2013 e a da Covid-19. Desde logo, o risco de aumento de empresas zombie preocupa Carlos Carreira, coordenador do estudo sobre a Grande Recessão.
O referendo sobre a independência da Escócia é uma espécie de não-assunto para Londres e um absoluto tabu para Bruxelas. E em Edimburgo a causa da independência não terá ganho elã suficiente.
O bipartidarismo está outra vez a ganhar força em Espanha, numa altura de intenso debate sobre a condução do combate à pandemia. As alternativas, tanto à direita como à esquerda, estão a esvaziar.
O frio polar nos EUA arrefeceu as contas da Renováveis, mas a espanhola Viesgo e a produção hídrica permitiram à EDP subir em 6% o lucro recorrente para 159 milhões de euros no primeiro trimestre.
A produtora nacional de sumos e refrigerantes está a apoiar cerca de dez mil clientes da restauração e hotelaria. O administrador Diogo Pereira Dias prevê um crescimento de 10% no final do ano.
A Oliveira, Reis & Associados, maior sociedade de auditoria com capitais exclusivamente portugueses, elege a atração e retenção de talento como o principal desafio para o sector nos próximos anos.
Em entrevista, Luciano Peixoto prevê que a faturação atinja 47 milhões de euros em 2021, revela as aberturas de novas lojas em Portugal e anuncia o reforço da vertente externa em África, em regime de ‘franchising’.
A comissão parlamentar sobre as perdas do Novo Banco quer esclarecer “as movimentações deste dinheiro que paira por todo o lado e que não sabemos de onde vem e para onde vai”, diz Fernando Negrão
“Hoje quanto mais um banco cresce o volume de negócios mais prejuízos tem”, a frase é do CEO da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, que alertou para o contexto de exploração da banca. CGD teve lucros trimestrais de 81 milhões de euros.
Injeção é agora esperada para a próxima semana, mas falta parecer de auditores sobre financiamento
da banca. Em causa está a necessidade de os bancos garantirem a solidez do Fundo de Resolução.
As bolsas estavam a dar seguimento à tendência em alta dos últimos meses, mas receios sobre a inflação nos EUA levaram a uma ligeira correção.
O desaparecimento da popular atriz, com apenas 57 anos, deixa consternados o mundo português do teatro, do cinema e da televisão.