Capa
Nº 2053 | 07 Agosto 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Negócios
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Mercados & Finanças
Imobiliário
Última
Campanha em curso de promoção do consumo de conservas deverá aumentar vendas em cerca de 5%, revela José Maria Freitas, presidente da ANICP - Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, em entrevista ao Jornal Económico.
Pedro Matias, presidente da empresa, anuncia que vai ser criado um Laboratório de Manufatura Aditiva, que será único em Portugal.
A consultora tecnológica está a trabalhar com a autarquia de Sines numa nova solução.
O Estado já transferiu para a TAP a segunda tranche do empréstimo. Este pagamento tem um valor a rondar os 225 milhões de euros.
A EDP quer fechar a central a carvão de Sines em janeiro de 2021, mas o Governo ainda está a avaliar se existem condições para não afetar a segurança de abastecimento de eletricidade.
O segundo leilão de energia solar vai ter lugar a 24 e 25 de agosto para atribuir 700 megawatts de potência. Depois da pandemia, Governo quer retomar objetivo de lançar dois leilões por ano.
O ministro do Ambiente realça que a produção de energia solar, de baixo custo, vai contribuir para que a produção de hidrogénio verde em Portugal, no futuro, venha a ser das mais competitivas da Europa.
A taxa de desemprego desceu no segundo trimestre, mas o impacto da pandemia no turismo e o aumento da concorrência global na era do teletrabalho preocupam os especialistas consultados pelo JE.
À redução do PIB português soma-se uma redução ainda maior do principal mercado de exportações. Os economistas Alberto Castro e Paulo Alcarva e o presidente da associação têxtil estão pessimistas.
Influência política, comércio e hidrocarbonetos. É disto que é feita a vontade turca de voltar a um mar que já foi otomano. Paris e Atenas recusam.
A decisão de não participar nas eleições não terá sido a mais acertada, pelo menos para uma parte dos apoios internacionais a Juan Guaidó. O impasse mantém-se.
Na constituição do Novo Banco, a DG Comp autorizou a instituição a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pelo banco.
O Banco de Portugal vai nomear em breve um novo vogal da comissão responsável pela liquidação do BES, que está longe de se concluir.
O Ministério das Finanças rejeitou a subida das taxas de supervisão proposta pela CMVM, deixando o regulador em fortes constragimentos.
Um estudo da MDS revela que a possibilidade de recuperação em ‘V’ é, do lado das empresas,
uma miragem: um a três anos é o tempo mínimo esperado de regresso à atividade pré-pandemia.
A pandemia continua em foco, levando o mercado a pensar que o impacto económicas pode ser maior que o previsto inicialmente.
Durante o período do confinamento, o setor imobiliário viu a sua atividade suspensa, mas a recuperação tem sido sólida, garantem os mediadores. Impacto da recessão ainda não se fez sentir.
A aposta é para manter, sendo a obra mais recente o Edifício Varino, em Lisboa, no valor de 18 milhões, concluída na semana passada.
A empresa que desde a semana passada está a ser alvo de uma OPA por parte da Efanor superou os obstáculos da pandemia e já colocou no mercado a quase totalidade deste empreendimento, onde efetuou um investimento superior a 300 milhões de euros.
A Sérvulo & Associados promoveu a sócios três dos seus associados principais, segundo uma nota enviada ao Jornal Económico pelo escritório liderado por Paulo Câmara.
Antigo presidente da Comissão Europeia defende que a Portugal terá de gerir bem o dinheiro que vai receber da Europa e que Parlamento deve fiscalizar aplicação dos fundos. “É uma pipa de massa”, diz.