Capa
Nº 2023 | 10 Janeiro 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Investigação
Perspetiva
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Conferência
Última
Isabel dos Santos passou a ser Isabel Dosovna Kukaeva. Cidadã russa, detém uma rede de sociedades offshore, contas em vários bancos, é uma ‘trader’ de petróleo e lidera a venda de bilhetes na Rússia.
Empresário russo-israelita Arcadi Gaydamak queixa-se de ter sido afastado do projeto, agora atribuído a outro russo, Atanas Bostandjiev.
Ex-eurodeputada pede investigações judiciais e tributárias a empresária angolana. E fornece elementos à PGR e AT que envolvem dúvidas sobre origem dos fundos para operações da empresária.
Não é a primeira vez que o EuroBic é objeto de inspeção pelo BdP. Já em 2015 fora avaliado como de “Risco Intrínseco Alto”.
Depois da descida de 0,4% no mercado regulado de eletricidade, algumas empresas farão reduções maiores. Endesa lidera descida nos novos clientes.
Candidato à liderança do CDS-PP afasta coligações com os novos partidos e critica Assunção Cristas por contrariar relação de confiança com eleitores.
Primeiro orçamento pós-“geringonça” passará graças às abstenções. Direita vota contra, mas sentido de voto do PSD-Madeira só será conhecido hoje.
Somando os impactos que são conhecidos, “custo” orçamental das medidas negociadas pelo BE e PCP com o Governo vai acima de 540 milhões de euros.
António Costa garantiu que Orçamento para 2020 “é o melhor” dos últimos cinco anos. Mas ouviu críticas vindas tanto da direita como da esquerda.
Serviço de assistência médico-social dos bancários está a avaliar impacto da redução de preços convencionados para prestar cuidados de saúde nas áreas da diálise, análises clínicas e radiologia.
Os setores da agricultura, pecuária e turismo serão os mais afetados pela tragédia que se abateu sobre o país. A Moody’s alerta ainda para a possibilidade de um novo corte na taxa de juro de referência.
As rolhas vão continuar a ser o ‘core’ da Corticeira Amorim. Depois da aquisição de duas empresas – uma delas na Suécia – o grupo quer crescer num nicho que tem muita margem: as bebidas espirituosas.
A mais mediática das três herdeiras de Américo Amorim assegura que não vai deixar de investir em Portugal, mas gostaria de um ambiente mais amigo das empresas.
O documento prevê que a auditoria decorra até maio e que abranja os atos de gestão ocorridos entre 2000 e 2018. Isto é, abrange a gestão de Ricardo Salgado, Vítor Bento, Eduardo Stock da Cunha e António Ramalho.
CEO da retalhista de telecomunicações faz o balanço de 2019 e aponta metas para 2020. Após reestruturação, Pedro Brehm defende que o mercado das telecomunicações está “vivo e dinâmico”.
Especialistas consultados pelo JE explicam que estado atual do mercado petrolífero mundial impediria subida vertiginosa do crude a não ser que o Irão bloqueasse o Estreito de Ormuz.
Os ataques militares no Iraque eram suscetíveis de abalar a confiança dos mercados. No entanto, as bolsas retomaram a alta e já estabeleceram novos máximos históricos.
O mercado nacional de M&A fechou o ano passado com um movimento de mais de 13 mil milhões de euros.
Energia, telecomunicações, infraestruturas e tecnologia são os setores que dominarão os negócios de 2020.
Pedro Gouveia Alves, do Montepio Crédito, e José Theotónio, do Grupo Pestana, concordam que todos os quadros devem ter formação tecnológica.
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, afirmou na noite desta quinta-feira que o seu governo dispõe de informações de que o voo 752 da Ukranian International Airlines (UIA) foi derrubado por um míssil iraniano.
Pedro Leitão foi ontem nomeado CEO para o mandato 2018/2021, tendo como “missão central tornar a instituição mais eficiente, digital e competitiva”.