Capa
Nº 1982 | 29 Março 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Conferência
Última
Empresas como SIBS, Raize e Easypay estão entre as 14 entidades que o supervisor vai inspecionar para verificar se cumprem regras da PSD2.
Sinais de recuperação em 2018 não impedem novo agravamento do défice de reposição de capital. Economistas alertam para impacto na produtividade.
Bastonário diz que concursos de investimento público estão a ser feitos “à última hora”. E diz que critérios do Estado promovem “dumping salarial”.
Críticas cruzadas entre socialistas e bloquistas acentuam-se, com as eleições no horizonte. Há quem receie a inviabilização de uma nova “geringonça”.
Ações deram ontem entrada no Tribunal Judicial de Lisboa. Mais de 514 milhões de euros são exigidos a cada um dos 59 ex-gestores do BES, Best, ESI, Rioforte e Banco Espírito Santo Açores (BAC).
Pedro Marques é o cabeça-de-lista do PS e também a primeira escolha para o cargo de comissário europeu atribuído a Portugal. Mas se não for possível garantir a pasta dos fundos estruturais, Costa deverá indicar a ex-ministra para a pasta da digitalização.
Amigos de João_Vasconcelos reconhecem ao ex-secretário de Estado uma mistura rara entre ímpeto e afabilidade, entre a capacidade de “fazer acontecer” e a perceção do que pode ser verdadeiramente importante.
A ERC pode não ser maioritária na autonomia, o que coloca o PS da Catalunha numa posição de relevo. O Ciudadanos não chega a que era esperado.
Num ambiente social que se aproxima dos extremos, os frentismos de direita e de esquerda estão a um mês de medir forças à sombra do Vale dos Caídos.
A sociedade especializada em crédito ao consumo, liderada por Pedro Alves, teve resultados de 8 milhões em 2018, o que representa 63,5% dos lucros do Banco Montepio. A financeira vai passar a concentrar o crédito ao consumo do banco.
Oferta máxima registada “em processo competitivo de venda foi de 200 milhões de dólares - cerca de 180 milhões de euros - e mesmo assim o negócio não foi concretizado”, comenta ao Jornal Económico fonte deste processo.
Paula Amorim e o suíço Claude Berda já podem arranjar agenda para assinar a escritura de compra e venda dos terrenos próximos do Sado.
O banco contratou a StormHarbour para o assessorar na venda que ficará fechada até junho.
A Assembleia Geral da Associação Mutualista aprovou as contas de 2018 e a comissão independente de revisão dos estatutos.
Operadora entra em negociações exclusivas com o grupo IIBG, sediado no Bahrein, para vender a Previsão. Fundos de pensões têm 11.200 beneficiários e ativos no valor de 78 milhões. Altice vai continuar obrigada a assegurar financiamento dos fundos.
Novas tecnologias, desafios para empresas e o futuro do trabalho estiveram em debate no Observatório promovido pelo JE e pela Accenture.
Mercado nacional está a atrair operações de M&A devido à posição estratégica em que se encontra, mas também porque as “empresas portuguesas são reconhecidas pela sua competência”, disse Björn Voigt.
Grupo imobiliário ligado à Remax atingiu este montante em negócios fechados em Portugal, Espanha e Itália. Para este ano,o objetivo em termos de faturação é crescer 50% no conjunto destes três mercados.
Nas funções mais seniores é mais frequente o contrato de trabalho sem termo.
A escassez da oferta abre boas perspetivas, tanto na mobilidade de emprego como nos salários. Acentua-se a tendência dos engenheiros que optam por funções de gestão.
A estatal brasileira Petrobrás está a tornar-se mais sustentável. Em 2022 inaugura a central eólica offshore que abastece dez mil casas.
A transição energética é uma inevitabilidade para uma sociedade mais sustentável. Mas as disrupções serão profundas.
O aumento da produção de energia é uma inevitabilidade. Ao mesmo tempo é preciso descarbonizar a economia. Tecnologia pode ser a chave.
Investimento na transição energética nacional nos próximos 30 anos é colossal. Mas necessário para cumprir metas de redução de CO2.
Se apenas se vendessem carros elétricos em Portugal, os automóveis a combustão demorariam uma década a deixar de circular nas estradas portuguesas. Por isso, a gasolina e o gasóleo ainda não são uma coisa do passado.
A primeira-ministra deverá tentar hoje, novamente, um voto favorável ao ‘seu’ acordo.
A Orey Financial, o ramo financeiro da Orey Antunes, liderada por Duarte d’Orey, vai celebrar brevemente uma parceria estratégica com um banco português, apurou o Jornal Económico, junto de fonte próxima ao processo.
Melhores níveis na angariação de clientes, na taxa de desligamento e subida do ARPU ajudaram. EBITDA desceu para 199 milhões.