Capa
Nº 38 | 30 Agosto 2023
Notícias
Economia
Mercados
Empresas
Cultura & Lazer
A parceria entre a Novarium e o Fórum Oceano terá como um dos focos a inteligência artificial oceânica e vai permitir que startups do Quebec (Canadá) e de Portugal tenham um maior acesso aos mercados norte-americano e europeu.
O crescimento económico da Zona Euro desacelerou e a procura interna contraiu-se pelo terceiro trimestre consecutivo no segundo trimestre de 2023. Simultaneamente as condições de crédito deterioraram-se ainda mais à medida que os bancos continuaram a restringir o crédito em resposta ao aumento dos custos de financiamento.
Os investidores mostraram confiança ao longo da sessão, com os mais importantes índices a encerrarem em terreno positivo. Nos ativos digitais, o valor da criptomoeda disparou, depois de ser conhecida uma decisão da Justiça dos EUA.
É desde 2016 presidente do Conselho de Administração da Galp, empresa da qual a família é acionista através da Amorim Energia, detida em parte, direta e indiretamente, pela Power, Oil & Gas Investments BV e da Amorim Investimentos Energéticos SGPS.
Até julho deste ano, a promoção de concursos de obras públicas atingiu os 3,7 mil milhões de euros, num aumento de 72% face aos 2,14 mil milhões de julho de 2022. Já os contratos celebrados alcançaram os 1,26 mil milhões, mais 32% face ao período homólogo. O diferencial de 40% entre os anúncios e o que arranca no terreno que soma 2,4 mil milhões de euros.
Há 24 júnior empresas em Portugal e uma delas está instalada na Universidade do Minho, em Braga. É conhecida como Young Minho Enterprise (YME) e permite aos jovens universitários o contacto com o mundo empresarial. Ouça a conversa com Sofia Morais, a administradora da YME no "JE Entrevista".
Questionado sobre as declarações do gestor e professor universitário Luís Todo Bom sobre a saída da Autoeuropa de Portugal dentro de quatro-cinco anos, o coordenador da CT retorquiu: “Infundadas e despropositadas são as palavras mais ténues e brandas que tenho".
Setembro é aquele mês que anuncia as tonalidades do outono e as novas temporadas das diversas estruturas culturais. O Teatro São Luiz, em Lisboa, não foge à regra e arranca no dia 2 de setembro com um concerto absolutamente ‘desconcertante’.
Em setembro, ao ritmo de cada pessoa, os domingos são para dançar ao ar livre. A Rosa dos Ventos do Padrão dos Descobrimentos é a primeira "pista de dança" ao ar livre, já este sábado.