Paula Amorim, a mulher mais poderosa nos negócios em Portugal, tem 52 anos e é a mais velha das três filhas do falecido empresário Américo Amorim e de Fernanda Amorim, com quem partilha o legado do pai. Segundo a Forbes internacional, a fortuna da família, que teve início no negócio da cortiça, hoje Corticeira Amorim, ascendia a 4,3 mil milhões de euros à data da avaliação, em abril último, colocando-a entre as 500 maiores fortunas do mundo.
Natural do Porto, Paula começou a trabalhar cedo nos negócios da família, tendo interrompido, na altura, o curso de Gestão Imobiliária, na Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI), onde começou pela área imobiliária, passando ainda por diversas atividades como a florestal e agrícola. É, desde 2016, presidente do Conselho de Administração da Galp, empresa da qual a família é acionista através da Amorim Energia, detida em parte, direta e indiretamente, pela Power, Oil & Gas Investments BV e da Amorim Investimentos Energéticos SGPS.
Assume um legado e empreende sozinha
Empreendedora, fundou, em 2005, a sua própria empresa, a Amorim Fashion, com a aquisição da Fashion Clinic, marca que fez crescer em Portugal. Cinco anos depois nasceu o Grupo Amorim Luxury, ao qual pertencia também o franchising da Gucci e a marca de luxo Tom Ford, grupo internacional no qual investiu, ficando com uma parcela de 10%. Vendeu recentemente este último ativo ao grupo Estée Lauder, encaixando qualquer coisa como 270 milhões de euros.
Em 2017 lançou um novo conceito de luxo, desta vez na hotelaria e restauração, o JNcQUOI. Em 2018, adquiriu uma parte dos ativos do fundo da Herdade da Comporta, área na qual se quer expandir. Casada com Miguel Guedes de Sousa, CEO do grupo Amorim Luxury, tem três filhos, dois do primeiro casamento, e um último do segundo.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho, que está agora em banca. A lista contempla 50 mulheres portuguesas que lideram em Portugal ou na diáspora negócios de sucesso. Desta lista Paula Amorim é a mulher mais poderosa dos negócios em Portugal.