Capa
Nº 369 | 15 Maio 2025

Notícias
Economia
Política
Mercados
Multimédia
Mundo
Empresas
Atualidade
Conferência

Em entrevista ao Jornal Económico (JE), João Valle e Azevedo, doutorado em Economia pela Universidade de Stanford e atual deputado do PSD na Assembleia da República, aborda a política de tarifas que tem sido seguida pelos Estados Unidos e o impacto que pode ter nos vários parceiros comerciais, como Portugal, a União Europeia, e a China, e qual deve ser a postura do BCE e da Fed no atual contexto mundial.

Mariana Mortágua socorreu-se de peças Lego para ilustrar as relações comerciais entre Portugal e as economias que, segundo Ventura, estão a invadir o país, mas importa olhar para os dados concretos - tanto a nível nacional, como europeu.

Donald Trump rasgou as limitações que foram criadas por Joe Biden, mas decidiu proibir o uso de chips avançados de fabrico chinês em qualquer lugar do mundo, sob pena de violação das diretivas norte-americanas.

De olhos postos no domingo, 18 de maio, o JE foi ver as propostas dos partidos e não encontrou grandes diferenças face às últimas eleições. As propinas voltam a ter papel central nos programas, com a direita a advogar o descongelamento e a esquerda o fim, no que é acompanhada pelo Chega. PS insiste na necessidade de um Contrato de Legislatura que o atual ministro Fernando Alexandre não perfilha.

Com a campanha eleitoral a aproximar-se do fim, os líderes dos maiores partidos reforçam o apelo ao voto e procuram bipolarizar a eleição de domingo. PS fala "para todos" os eleitores, apela aos que votaram na AD e agora estão "envergonhados" com Luís Montenegro, aos que estão "zangados" e têm optado por votar no Chega, mas também aos que estão à esquerda dos socialistas. Já o líder do PSD, dirige-se aos que estão "cansados" de ir a eleições.

Gouveia e Melo vai apresentar formalmente a candidatura a Belém no próximo dia 29 de maio.

A justiça volto a decidir contra James Howells, que em 2013 deitou fora uma 'hard drive' na qual tinha guardado 8 mil bitcoins que minerou. A carteira vale agora cerca de 684 milhões de dólares, mas a palavra-passe, que é irrecuperável, está perdida numa lixeira, no País de Gales.

Jorge Moreira da Silva, subsecretário-geral da ONU e Diretor Executivo da UNOPS, é o convidado de hoje do Cinco Minutos. O assunto é o mais dramático do momento: o terror que se vive em Gaza.

A confirmação foi dada pelo Kremlin que lembrou, também, que Putin propôs no domingo a Kiev o reinício das conversações de 2022, “que foram interrompidas pela parte ucraniana por instigação dos colegas e parceiros ocidentais”.

Banco privado suíço vai abrir centro tecnológico em Lisboa para apoiar as suas operações e inaugura também o seu escritório na capital portuguesa. Prevê contratar 150 profissionais de IT nos próximos 5 anos.

Robin Zeng e Lukas Walton surgem lado-a-lado no ranking da Forbes. A fortuna de Zeng provém da área da indústria, enquanto a de Lukas foi herdada, uma vez que o seu avô foi o fundador da cadeia de supermercados norte-americana Walmart.

A concretização desta aquisição, relativamente à qual não avança valores, estava sujeita ainda à verificação de um conjunto de condições prévias e foram satisfeitas, razão pela qual o fecho do negócio se concretizou esta quarta-feira.

Um em cada quatro carros vendidos no mundo este ano vai ser eletrificado. Vendas mundiais estão imparáveis.

"De acordo com as informações recebidas pela Benfica SAD do seu acionista Sport Lisboa e Benfica, o Clube ainda não recebeu qualquer notificação quanto ao seu direito de preferência na transmissão de parte das ações acima referidas, pelo que, cautelarmente, requereu a nulidade da venda, não tendo o Clube sido notificado de qualquer despacho relativamente a essa arguição", lê-se no comunicado.

"Não pretendemos envolver-nos nas decisões desportivas da Benfica SAD", garante a Lenore Sports Partner que comprou mais de 5% da Benfica SAD.

Um estudo da LLYC, que abrangeu mais de 184 mil tweets e notícias de mais de 19 mil perfis, mostra que a Economia e Impostos representam 23,8% da conversa, com picos de interesse em torno dos reembolsos do IRS e alterações no IRC.

O segundo evento desta iniciativa d’O Jornal Económico e do novobanco, que tem como objetivo alargar o debate sobre o ESG, será no dia 15 de maio na Católica Lisbon School of Business & Economics e conta com nomes como Eduardo Paz Ferreira, Maria d’Oliveira Martins e Eduardo Rangel.