Capa
Nº 326 | 18 Fevereiro 2025

Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Mundo
Empresas
Imobiliário
Desporto

Convenção foi assinada pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, que representou o país na 38.ª Sessão Ordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana. O país está entre os sete dos 55 Estados-membros da UA que ainda não aderiram ao instrumento aprovado em Maputo, em 2003.

O ministro das Infraestruturas e Habitação assume que apesar da medida ter sido chumbada no Orçamento do Estado, o Executivo “não vai cruzar os braços”, naquele que considera ser um tema central para a habitação.

"Criar uma exceção à regra é criar uma ilusão aos cidadãos, que terão de a pagar, seja através de impostos acrescidos no presente, seja por menor despesa ou por mais impostos no futuro para pagar dívida", criticou Rui Baleiras, lembrando que "os recursos são escassos".

A garantia foi dada pelo ministro das Infraestruturas e Habitação. Miguel Pinto Luz classifica os portos como "o parente pobre das Infraestruturas", realçando que, no caso da rodovia, capitais de distrito como Portalegre e Beja ainda hoje não têm acesso pela autoestrada.

Uma paz que não sirva os interesses da Ucrânia e seja discutida à sua própria revelia não serve para os países da União Europeia que foram convocados por Emmanuel Macron para um encontro de emergência em Paris. De Moscovo vem a acusação de que a Europa quer continuar a guerra.

A nova gestão, liderada por Gonçalo Regalado, quer que o BPF seja o “banco de fomento das empresas” e uma “nova avenida do investimento económico em Portugal”, garantindo estar preparada para responder aos vários desafios colocados pelo Governo.

Galp continua a realizar avaliações no mar da Namíbia, diz que ainda é cedo para tirar conclusões e não tem pressa para vender participação. No Brasil, prevê que entre em operação este ano a nova plataforma que vai provocar disparo de 40 mil barris diários na sua produção.

Do portefólio de investimentos da família faz parte o grupo Valouro, que tem atividade no setor agroalimentar. A origem do grupo remonta a 1875, altura em que os proprietários iniciaram um negócio de venda de aves em Lisboa.

Do total de seis milhões de casas em Portugal, apenas pouco mais de um milhão têm cobertura contra risco sísmico. No dia em que a terra voltou a tremer, seguradoras pedem criação de fundo sísmico que continua em análise pelo Governo.

O ânimo dos mercados é notório e já vem de trás, impulsionado por sucessivos 'upgrades'. Mais recentemente, beneficia das contas de outras empresas do setor e da possibilidade de o Novo Banco passar a estar cotado na praça lisboeta.

David Carreira, country manager da Thomas & Piron em Portugal, considera também errado que apartamentos vendidos entre 4.500 e 5.000 euros/m2 sejam classificados como luxo e defende que está na altura de Governo e promotores se sentarem "todos à volta de uma mesa sem estarem preocupados com o resultado das próximas eleições, sem olhar a ideologias".

Dia de emoções fortes no Porto com a despedida a Jorge Pinto Pinto da Costa a reunir milhares de pessoas nas ruas e no Estádio do Dragão, rodeado dos títulos mais importantes. Rivais mantiveram-se em silêncio e até Montenegro comentou o silêncio.