Skip to main content
Capa
Nº 253 | 17 Dezembro 2021
Edição nº 253
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Elegância retangular
Elegância retangular
A Oris foi fundada por Paul Cattin e Georges Christian na cidade suíça de Holstein. Atraídos pelo mundo relojoeiro, ambos tinham comprado uma fábrica que fechara há pouco tempo e a 1 de Junho de 1904 a nova realidade ganhava vida.
O novo romance de José Eduardo Agualusa
O novo romance de José Eduardo Agualusa
Apesar das tragédias, o mundo não termina. Caminhando entre a ficção e o ensaio, “O Mais Belo Fim do Mundo”, de José Eduardo Agualusa, divide-se entre crónicas, contos, notas diarísticas e divagações, escritos entre 2018 e 2021.
Um SUV bem equipado e frugal no consumo
Um SUV bem equipado e frugal no consumo
Construído a pensar na Europa, com um nome inspirado numa das estâncias turísticas mais conhecidas do sul de França, e com um suporte e tecnologia próximo dos melhores, o Bayon da Hyundai apenas precisa de ser reconhecido para conquistar o mercado dos pequenos SUV.
Sinal de GPS Perdido
Sinal de GPS Perdido
Gonçalo Cadilhe tem já vários livros publicados sobre as suas deambulações pelo mundo. Também fez documentários televisivos de história e viagens e é, provavelmente, o viajante-escritor português que ocorre à mente de todos quando questionados sobre o assunto.
O inverno no Palácio Chiado
O inverno no Palácio Chiado
História, boa comida, música agradável e um ambiente sereno e recomendável são os ingredientes de trunfo do conhecido Palácio Chiado, no centro de Lisboa.
Um Grande Escolha  da colheita de 2016 em Montemor-o-Novo que pode ‘viver’ até 2036
Um Grande Escolha da colheita de 2016 em Montemor-o-Novo que pode ‘viver’ até 2036
Localizada em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, a Quinta da Plansel (na origem, deriva de um acrónimo de Planta Selecionada) reúne em 70 hectares a paixão da família alemã Lindemann pelo estudo e aperfeiçoamento da viticultura.
10 hotéis de charme em Portugal onde passar o Natal e o Ano Novo
10 hotéis de charme em Portugal onde passar o Natal e o Ano Novo
Com o ano a terminar, é tempo de renovar energias. Para tal sugerimos-lhe dez unidades hoteleiras para todos os gostos, de norte a sul do país.
Ensaio
O mundo é complexo, não real
O mundo é complexo, não real
Prever, hoje, não é uma ciência, é uma arte. Como disse Bohr, prever é difícil, sobretudo se for o futuro. Para alguns, tem uma dimensão teológica: vamos em frente, seja o que Deus quiser
Atualidade
O sítio  dos fiéis amigos
O sítio dos fiéis amigos
A comunidade dos fiéis amigos está assente nos subsídios da Europa. Que irão sendo usados como lenha para alimentar a locomotiva.
Voar com a TAP
Voar com a TAP
A TAP deve ser pública ou privada? Deve receber apoios públicos ou não?
Que futuro queremos para a Antártida, ou seja, para o mundo?
Que futuro queremos para a Antártida, ou seja, para o mundo?
Já inaugurou no Museu de História Natural e da Ciência a exposição fotográfica “Antártica fora de equilíbrio” de Edward Longmire. Está patente até 27 de fevereiro.
“Há notícias que me custam a dar,  são muito dolorosas”
“Há notícias que me custam a dar, são muito dolorosas”
Ana Patrícia Carvalho encara o jornalismo com um sentido de missão. Comunica de forma clara, “traduzindo” as notícias para uma linguagem perceptível que todos entendam. A persistência é uma das suas características marcantes. “Costumam dizer que tenho um carácter muito forte e acho que tenho e sou muito determinada e o meu perfil foi sendo construído à base do que aprendi no ballet, que foi a disciplina, a busca da perfeição, e tenho isso ainda hoje, a fazer jornalismo.”, diz.
Colheita contínua
Colheita contínua
Há muito tempo que o mundo de Neil Young gira à volta dos ciclos da vida: da sementeira e da colheita. Sendo esta feita à luz da Lua. Esse álbum profético que é “Harvest Moon” já explicava, há muitos anos, a luz que ilumina a rota de um dos mais fascinantes criadores da música rock americana (apesar de Young ter nascido no Canadá).
A tinta da lula
A tinta da lula
Wang Dong-Hyuk, o criador do “Squid Game”, a série com maior audiência da Netflix, disse há umas semanas o que lhe ia na alma: “Queria transmitir uma mensagem sobre o capitalismo moderno, e não apenas sobre a Coreia do Sul”.
O guardião das memórias
O guardião das memórias
O que é que o passado e o futuro podem ter em comum? É esse o grande desafio que Anthony Doerr nos faz num dos mais estimulantes romances editados este ano, “Uma cidade nas nuvens”.
João Rendeiro, o Great Gatsby da banca
João Rendeiro, o Great Gatsby da banca
A história de João de Oliveira Rendeiro mistura-se com a era do enriquecimento fácil do pós-adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE). Rendeiro passou de estrela cadente dos fundos de investimento, no fim dos anos 80, a banqueiro de fortunas em meados dos anos 90.