Capa
Nº 253 | 17 Dezembro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Ensaio
Atualidade
A Oris foi fundada por Paul Cattin e Georges Christian na cidade suíça de Holstein. Atraídos pelo mundo relojoeiro, ambos tinham comprado uma fábrica que fechara há pouco tempo e a 1 de Junho de 1904 a nova realidade ganhava vida.
Apesar das tragédias, o mundo não termina. Caminhando entre a ficção e o ensaio, “O Mais Belo Fim do Mundo”, de José Eduardo Agualusa, divide-se entre crónicas, contos, notas diarísticas e divagações, escritos entre 2018 e 2021.
Construído a pensar na Europa, com um nome inspirado numa das estâncias turísticas mais conhecidas do sul de França, e com um suporte e tecnologia próximo dos melhores, o Bayon da Hyundai apenas precisa de ser reconhecido para conquistar o mercado dos pequenos SUV.
Gonçalo Cadilhe tem já vários livros publicados sobre as suas deambulações pelo mundo. Também fez documentários televisivos de história e viagens e é, provavelmente, o viajante-escritor português que ocorre à mente de todos quando questionados sobre o assunto.
História, boa comida, música agradável e um ambiente sereno e recomendável são os ingredientes de trunfo do conhecido Palácio Chiado, no centro de Lisboa.
Localizada em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, a Quinta da Plansel (na origem, deriva de um acrónimo de Planta Selecionada) reúne em 70 hectares a paixão da família alemã Lindemann pelo estudo e aperfeiçoamento da viticultura.
Com o ano a terminar, é tempo de renovar energias. Para tal sugerimos-lhe dez unidades hoteleiras para todos os gostos, de norte a sul do país.
Prever, hoje, não é uma ciência, é uma arte. Como disse Bohr, prever é difícil, sobretudo se for o futuro. Para alguns, tem uma dimensão teológica: vamos em frente, seja o que Deus quiser
A comunidade dos fiéis amigos está assente nos subsídios da Europa. Que irão sendo usados como lenha para alimentar a locomotiva.
Já inaugurou no Museu de História Natural e da Ciência a exposição fotográfica “Antártica fora de equilíbrio” de Edward Longmire. Está patente até 27 de fevereiro.
Ana Patrícia Carvalho encara o jornalismo com um sentido de missão. Comunica de forma clara, “traduzindo” as notícias para uma linguagem perceptível que todos entendam. A persistência é uma das suas características marcantes. “Costumam dizer que tenho um carácter muito forte e acho que tenho e sou muito determinada e o meu perfil foi sendo construído à base do que aprendi no ballet, que foi a disciplina, a busca da perfeição, e tenho isso ainda hoje, a fazer jornalismo.”, diz.
Há muito tempo que o mundo de Neil Young gira à volta dos ciclos da vida: da sementeira e da colheita. Sendo esta feita à luz da Lua. Esse álbum profético que é “Harvest Moon” já explicava, há muitos anos, a luz que ilumina a rota de um dos mais fascinantes criadores da música rock americana (apesar de Young ter nascido no Canadá).
Wang Dong-Hyuk, o criador do “Squid Game”, a série com maior audiência da Netflix, disse há umas semanas o que lhe ia na alma: “Queria transmitir uma mensagem sobre o capitalismo moderno, e não apenas sobre a Coreia do Sul”.
O que é que o passado e o futuro podem ter em comum? É esse o grande desafio que Anthony Doerr nos faz num dos mais estimulantes romances editados este ano, “Uma cidade nas nuvens”.
A história de João de Oliveira Rendeiro mistura-se com a era do enriquecimento fácil do pós-adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE). Rendeiro passou de estrela cadente dos fundos de investimento, no fim dos anos 80, a banqueiro de fortunas em meados dos anos 90.