Skip to main content

O inverno no Palácio Chiado

História, boa comida, música agradável e um ambiente sereno e recomendável são os ingredientes de trunfo do conhecido Palácio Chiado, no centro de Lisboa.

História, boa comida, música agradável e um ambiente sereno e recomendável são os ingredientes de trunfo do conhecido Palácio Chiado, no centro de Lisboa. Com um novo bar e o restaurante renovado, o icónico palácio reabriu as portas sem cerimónias, para quem procura um escape à rotina.

No imponente hall do piso zero, o novo bar SALLA dá as boas-vindas num espaço totalmente diferente, onde o clássico encontra-se com o improvável. Pela escadaria principal, já no piso 1, entre arquitetura clássica, o vitral e majestosos frescos, entramos na sala nobre do Palácio Chiado, projetada, decorada e assinada pela arquiteta Inês Moura.

“Para quem gosta do sublime sem pretensões, o restaurante oferece uma experiência onde os cinco sentidos se reúnem à mesa, num espaço que promete criar memórias e momentos inesquecíveis”, defendem os responsáveis deste restaurante liderado pelo chef Manuel Bóia. Numa homenagem aos produtos da estação que se aproxima, o Palácio Chiado apresenta desde há poucos dias a carta de inverno, “onde a memória e a tradição são os ingredientes que, na medida certa, tornam esta nova carta uma experiência gastronómica inesquecível”. E onde a modernidade do ambiente se alia à originalidade dos pratos.

Nas entradas são várias as novidades: creme de grão de bico com bacalhau confitado, espinafres e azeite virgem; gyosas de rabo de boi, couve-flor, amêndoa torrada e teriyaki; e ainda mil folhas de queijo creme com sementes de abóbora e papoila, doce de tomate e salada fresca. Os pratos principais também foram atualizados com produtos tipicamente da época: o filete de pregado em beurre-noisette, o risotto de cogumelos selvagens com trufa de inverno e a presa de porco preto grelhado no carvão.

De destacar os ex libris, que não necessitam de apresentações e que transitam da carta antiga: o camarão tigre com risotto de camarão e espargos com lima; o lombo de novilho à Barão; e entrecôte maturado (30 dias) grelhado no carvão, batata palito frita e molho cremoso com trufa.

O chef Manuel Bóia destaca que, “nesta carta de outono/inverno os produtos da época, mais uma vez, têm primazia”, especificando com as castanhas, trufa de inverno, romanesco ou couve flor. “Esta é também uma altura para pratos reconfortantes, que me fazem recordar tudo o que é familiar, como o rabo de boi e o cabrito. A influência portuguesa está sempre presente, mas a inspiração vem de todo o mundo. Gosto de misturar conceitos e criar pratos que aliem o conforto à criatividade”, justifica o chef Manuel Bóia.

Além dos pratos já referidos, o couvert comporta quatro variedades de pão, manteiga de trufa, manteiga de ervas frescas, azeitonas marinadas. Para entradas, há ainda ostras ao natural; presunto Pata Negra; torricado de tomate concassé e coentros; carpaccio de salmão em cura cítrica e funcho, vinagrete de laranja e alface canónicos; camarão salteado com sweet chili e guacamole, mix de alfaces baby e acelga; tártaro de novilho, ovo a baixa temperatura e casca frita de batata agria; taquitos de lagosta (duas unidades), manga, guacamole, lima e coentros; lombo de novilho à Barão, batata anna, ovo e presunto; presa de porco preto gralhada no carvão à brás de cogumelos; perna de pato confitada, puré de batata trufado, broccolini e cenoura; cabrito assado no forno a baixa temperatura, batatinha primor, castanha assada, bacon e cebolhinha pérola; magret de pato braseado, puré de batata doce laranja e espargos assados.

Para sobremesas, parfait de chocolate sobre sablé, caramelo, flor de sal, crocante de chocolate com pistácio; baunilha crocante, frutos vermelhos frescos e crumble de cacau; tarte de framboesa fresca, mousseline de baunilha e couli de frutos vermelhos; mil folhas de caramelo salgado, sorbet de cato lima verde; e a trilogia de doces conventuais - cornucópia de doce de ovos, toucinho do céu e pudim Abade de Priscos. Além disso, um roll de doce condensado, com morango e amora; creme brulée de hortelã da ribeira, groselha e mirtilos. Ou então, os gelados e sorbets. Os primeiros de baunilha, pistácio, morango, sésamo, chocolate e nata. Os segundos de framboesa, goiaba, manga, chocolate preto, cato lima verde e limão.

Para finalizar em grande, pode optar por um prato de queijos portugueses: de ovelha ou de cabra, curados, a emparceirar com a compota de tomate e as tostas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico