Skip to main content

Um Grande Escolha da colheita de 2016 em Montemor-o-Novo que pode ‘viver’ até 2036

Localizada em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, a Quinta da Plansel (na origem, deriva de um acrónimo de Planta Selecionada) reúne em 70 hectares a paixão da família alemã Lindemann pelo estudo e aperfeiçoamento da viticultura.

Localizada em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, a Quinta da Plansel (na origem, deriva de um acrónimo de Planta Selecionada) reúne em 70 hectares a paixão da família alemã Lindemann pelo estudo e aperfeiçoamento da viticultura.

A família viveirista tem uma experiência de mais de 35 anos com castas portuguesas, mais precisamente alentejanas. Desde 1997, Dorina Lindemann está à frente da Quinta da Plansel, reunindo um portefólio de vinhos que prometem surpreender pela verdade das castas e terroir da propriedade, que se caracteriza pela influência ótima da Serra de Monfurado e do oceano Atlântico.

Desta forma, a Quinta da Plansel tem levado ao mundo um novo olhar sobre os vinhos do Alentejo e as castas portuguesas. Depois de mais de três décadas a aperfeiçoar a vinha neste território com os Viveiros Plansel, o produtor dá-nos a provar exemplares distintos de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca, as suas castas mais proeminentes.

Este ano voltou a lançar o mais esperado dos blends.

Lançado apenas em anos de qualidade excecional, o Plansel Grande Escolha 2016 é o representante maior do potencial vínico de Montemor-o-Novo.

“Consensualmente considerado como uma das melhores colheitas das últimas décadas, 2016 aprimorou a qualidade da Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca. O Plansel Grande Escolha 2016 é produzido a partir dos melhores lotes de cada uma destas castas e beneficia da sabedoria popular ‘dar tempo ao tempo’. Depois da vindima manual, o vinho estagia durante cinco anos até estar pronto para o mercado, mas pode evoluir em garrafa durante mais 15 anos”, assegura a casa produtora do Alto Alentejo.

Segundo os responsáveis da Quinta da Plansel, “hoje, já se pode provar o corolário de uma fermentação lenta em barricas de 200Kg e um estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês. Este ritual de vinificação traz uma encorpada elegância ao Plansel Grande Escolha 2016 (...) que pode ser apreciada já ou destinada a uma longa guarda”.

À mesa, convém guardar um lugar para este Plansel Grande Escolha 20126, pois será uma presença bem marcada. Carlos Ramos, enólogo da Quinta da Plansel, destaca “as notas muito expressivas dos frutos vermelhos, os aromas a compotas, especiarias e tragos balsâmicos”. “É um vinho vivo e forte, mas ao mesmo tempo elegante. É um tinto muito feliz junto de pratos de Natal como o polvo, o bacalhau e o peru, por exemplo”, refere Carlos Ramos.

Assinale-se que o Plansel Grande Escolha 2016 é uma edição exclusiva com apenas três mil garrafas à venda. Na loja online da Quinta da Plansel pode encontrar-se o vinho em questão, vendido sozinho ou em packs promocionais a pensar na quadra festiva, inclusive com embrulho para oferecer.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico