Skip to main content

Elegância retangular

A Oris foi fundada por Paul Cattin e Georges Christian na cidade suíça de Holstein. Atraídos pelo mundo relojoeiro, ambos tinham comprado uma fábrica que fechara há pouco tempo e a 1 de Junho de 1904 a nova realidade ganhava vida.

A Oris foi fundada por Paul Cattin e Georges Christian na cidade suíça de Holstein. Atraídos pelo mundo relojoeiro, ambos tinham comprado uma fábrica que fechara há pouco tempo e a 1 de Junho de 1904 a nova realidade ganhava vida. O nome foram buscá-lo a um ribeiro existente nas proximidades. A sua filosofia sempre se baseou num princípio tão simples como abrangente: “As coisas têm de fazer sentido”. A simplicidade, a qualidade e a especialização tinham de ter um horizonte definido. E assim o produto final apresentado faz sempre parte do ADN da marca. Esta especializou-se a produzir apenas relógios mecânicos, produtos onde a mão dos artesãos continua a fazer todo o sentido. Assim a Oris garantiu, ao longo de todo este tempo, uma memória que hoje ainda é visível nos seus modelos.

Modelos atraentes, com funções inovadoras e qualidades diferenciadoras refletem esta filosofia de trabalho dentro da indústria relojoeira suíça. As suas propostas são tentadoras para o consumidor que procura empresas com espírito de independência e com valores sólidos. De vez em quando a Oris recupera o seu património, algo que é uma tendência também a nível de outras marcas neste momento, onde se sente que o passado é a melhor garantia de futuro. A marca vai buscar assim o Oris Rectangular e fá-lo regressar ao presente com novas proporções, um novo desenho de mostrador, variações animadas de mostrador e correia de couro, adaptando-se a cada estação.

A forma clássica, elegante e unisexo do Rectangular é definida pela sua caixa de aço de quatro lados e correias integradas. É de salientar os níveis nos flancos da caixa que amplificam a sua presença e o afunilamento das asas que, ao mesmo tempo, garantem que assenta calma e naturalmente no pulso. Está disponível com mostrador branco, azul, antracite e bordeaux com um design fortemente influenciado pelo sempre atraente estilo Art Deco. Os frisos percorrem tanto a borda exterior do mostrador como um retângulo interior que reflete e complementa a silhueta da caixa. Os índices às 12, 9 e 3 horas jogam com a simetria e a assimetria, enquanto os ponteiros em forma de espada e uma janela com data às 6 horas completam a disposição. Todas as peças estão equipadas com o Oris Calibre 561, um movimento mecânico automático de hora e data, visível através de uma caixa de vidro mineral. O Oris Rectangular vem demonstrar que um relógio não tem de ser redondo para ser adaptável ao pulso. A sua elegância é resultado de um equilíbrio entre as cores, a legibilidade do mostrador e a dimensão da caixa, que nos preparam para a dinâmica do seu movimento.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico