Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 239 | 10 Setembro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Ensaio
Atualidade
A Citroën está a fazer uma apresentação por oito países europeus do seu novo porta-estandarte, o C5X híbrido plug-in e com duas motorizações térmicas.
A sexta edição do MEXE decorrerá entre os dias 18 de setembro e 3 de outubro no Porto, em Lisboa e em Viseu.
O primeiro romance do escocês Douglas Stuart, “Shuggie Bain”, demorou dez anos a escrever mas valeu a pena a espera, pois arrecadou, em 2020, o Man Booker Prize, um dos mais importantes prémios literários de língua inglesa, e foi eleito “Livro do Ano” nos British Book Awards, além de ter sido finalista de muitos outros prémios de prestígio.
"Observei uma quantidade incrível de andorinhas-das-barreiras desenhando círculos por cima dos penhascos cor de fogo, do lado da luz para a sombra e da sombra de novo para a luz, e a certa altura dessa tarde que para mim se encheu de uma sensação de liberdade, nadei para o largo com espantosa leveza, tão longe que pensei que podia simplesmente deixar-me ir à deriva, entrar no ocaso e depois na noite.”
Fazendo hoje parte do grupo Citizen, a Frédéric Constant é uma empresa relativamente jovem no universo histórico da indústria suíça de relojoaria.
Às portas de Alcácer do Sal, em pleno estuário do Sado, situa-se a Companhia Agrícola da Barrosinha, fundada em 1947.
Nicholas Von Bruemmer decidiu seguir a paixão do seu avô pela vinha e pela quinta Casal Sta. Maria, em Colares, sobranceira ao Atlântico, e produzir um vinho de homenagem ao barão Bodo Von Bruemmer.
Ocultar intergeracionalmente a desigualdade intrageracional dos que nos seguem é o pior que podemos fazer. A geração Covid merece-nos uma vaga de reciprocidade, solidária, no sentido exacto de uma interdependência que nos segura a todos.
Ninguém sabe que idade tem Mohammad Hassan Akhund, o novo primeiro-ministro interino do Afeganistão nascido em Kandahar – como também ninguém sabe o que quererá dizer ‘interino’ tanto em termos de tempo como de divisão do poder no que diz respeito às várias forças tantas vezes em confronto no interior do país.
O seu novo romance, “Águas Passadas” é um thriller que agarra da primeira à última página. Tordo gosta de se superar, de não se repetir, o que diz ser uma tendência dos escritores. “Esse é o meu desafio, às vezes é preciso parar, andar para trás, para depois dar dois passos em frente”, garante. O Prémio Saramago catapultou-o para a consagração. “Não há prémio em Portugal que tenha a mesma importância, nem de perto nem de longe.”, diz.
Thierry Aubry, o arqueólogo que há mais de duas décadas se dedica a decifrar a arte do Côa, dá-nos algumas pistas sobre o futuro, que passa pela aposta na qualidade e satisfação do público que visita o Parque Arqueológico do Vale do Côa, pela criação de sinergias e pela atração de jovens talentos.
A ignorância tornou-se o grande valor social. O saber foi substituído por um algoritmo e a Wikipedia tornou-se o referente cultural. Todos sabem o mesmo, ou seja, pouco ou nada.
E se o café se tornasse num produto de luxo? Se, de um momento para o outro, a popular bica (ou cimbalino) se tornasse algo só ao alcance de alguns?
Billie Eilish canta que está a envelhecer, porque sente mais peso sobre os ombros. O que, convenhamos, deve ser verdade.
Algumas famílias deixam, ao longo dos tempos, a sua impressão digital bem visível nas sociedades.
A Coelima, criada em 1922, vive, nas vésperas do seu centenário, à espera de um destino.