A Citroën está a fazer uma apresentação por oito países europeus do seu novo porta-estandarte, o C5X híbrido plug-in e com duas motorizações térmicas. As encomendas podem ser feitas em meados deste mês, mas as entregas só arrancam em 2022, sendo que o preço ainda não está definido, mas tudo indica que será próximo do Peugeot 508, já que usa a mesma plataforma. “Hello Citroen”. Esta é a mensagem para interagir com o novo carro da marca e pode ser feita numa linguagem corrente pois o sistema faz o reconhecimento da voz natural, sendo personalizável com widgets, como se faz num tablet. Mas o que tem de extraordinário esta estreia mundial - e apenas o pudemos apreciar de forma estática - é a tecnologia associada que releva um conforto sublime e um acréscimo de segurança ímpar. A nível de conforto já conhecíamos de outros modelos a suspensão com duplo batente hidráulico progressivo e a que a marca apelida de “tapete voador”, mas no C5X a perfeição foi levada ao limite conhecido e a suspensão Citroen Advanced Comfort faz-nos lembrar aquilo que foi a disrupção tecnológica com o “boca de sapo” e com o GS. A complementar, temos a insonorização interior que, de acordo com a marca, atinge níveis de um veículo premium. Os vidros são acústicos laminados. O conforto está ainda refletido no acolchoamento especial, tipo sobrecolchão em todos os bancos, algo a que a marca chama de “mousse espessa e estruturada”. Estamos perante um veículo do segmento “D”, que os responsáveis da marca admitem não ser um “best seller”, nem foi feito para isso, tanto mais que o mercado de eleição não é o europeu, mas o chinês, e as vendas em Portugal em ano cruzeiro não ultrapassarão as centenas, sendo que o mercado corporativo é o grande cliente destes veículos. No entanto, a disrupção começa no facto de o C5X ter um pouco de berlina, de break, de SUV e de coupé, com as silhuetas e os formatos a misturarem-se.