Capa
Nº 2137 | 18 Março 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Atualidade
Sustentabilidade
Empresas & Mercados
Última
O grupo espanhol de distribuição prossegue a expansão para sul no território nacional, devendo criar mais 650 empregos em 2022.
Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, diz que o Governo está a conversar com Pequim para reativar o mercado chinês. E há condições para que isso aconteça já na segunda metade deste ano. Com uma rota direta? “Concerteza”. Mas da TAP?Com a TAP ou com outra.
O Governo afastou, para já, o regresso do layoff simplificado, defendendo apoios para empresas que continuem a laborar. Confederações patronais e associações alertam que há empresas sem alternativa à redução de atividade.
Patrões alertam que medidas anunciadas, até agora, pelo Governo não respondem com a “dimensão necessária” aos custos energéticos.
Empresários portugueses defendem resposta comum por parte da Comissão Europeia “em todas as frentes” que passe pela redefinição de auxílios de Estado que permitam medidas de apoio à economia e emissão de dívida conjunta.
Recente projeção de inflação de 1,6% mais do que duplica para 3,9% devido a escalada de preços da energia, impulsionada pela guerra na Ucrânia. Cenário adverso pode ainda levar a disparar para 5,6%.
O volume da compra de Bitcoin utilizando rublos está doze vezes mais alto. As criptomoedas estão a ser utilizadas como forma para escapar às sanções económicas impostas pelo Ocidente.
Eventuais opositores estão a retirar-se de cena. Paulo Rangel, abdicou, Miguel Poiares Maduro não encontra espaço e Miguel Pinto Luz deve remeter-se à posição de reserva. Sobram Ribau Esteves, ainda em contactos, e Pedro Rodrigues.
Participantes na conferência “Portugal: objetivo crescimento” identificam energias renováveis, posição geográfica e capital humano como potencial a desenvolver. Também a lusofonia pode ter um papel.
A presidente do CFP foi a oradora da segunda sessão do ciclo ‘Pensar a Economia’ e destacou o impacto da desarticulação entre os vários Estados-membros da UE, que gera ineficiências na política europeia.
As negociações entra as duas partes não param, mas os avanços são mínimos. Algumas capitais europeias duvidam da boa fé dos russos, até porque, no terreno, a intensidade dos combates continua em crescendo.
“Esta guerra estúpida é autodestrutiva e, como tal, nada lhe deveria sobreviver. A queda do putinismo poderá pôr em movimento a sociedade russa e abrir um novo capítulo”
As ambições de descarbonização da Europa não favorecem a política russa, o que se torna ainda mais importante quando constatamos que a Rússia ainda nem iniciou a sua
Empresário está indiciado dos crimes de abuso de confiança e branquemanto de capitais. Ex-líder do BESA obrigado a prestar caução de seis milhões e impedido de sair do país.
A corretora detida por Luís Ricciardi e pela Bluecrow Capital ia fechar portas, mas o súbito interesse de um investidor em comprar a empresa traz uma nova luz ao fundo do túnel. CMVM acompanha.
A multinacional farmacêutica com sede em Nova Jérsia decidiu entrar em força em Portugal e criar na capital um Centro de Serviços Partilhados, para o qual está a recrutar 200 profissionais.
Produtora de vinhos do Alentejo está a reforçar a aposta no enoturismo e quer regressar aos níveis de faturação de 2019.
Relatos de progressos nas conversas Rússia-Ucrânia impulsionaram bolsas. Fed iniciou ciclo de subida de taxas.
Os critérios ESG passaram a ser fundamentais para as estratégias das empresas, que procuram incluí-los nos seus modelos de negócio, respondendo à pressão regulatória, mas, também, do mercado.
A crise das cadeias logísticas, a escassez de semicondutores e as questões relacionadas com a cibersegurança são alguns dos desafios que vão estar em análise na conferência que o Jornal Económico vai promover na próxima sexta-feira, dia 25 de março, com o apoio da Huawei e da PwC.