Capa
Nº 2128 | 14 Janeiro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Advisory
Empresas & Mercados
Última
Líder parlamentar do PS defende que FdR deve ponderar uma ação judicial contra a administração e alguns diretores do banco devido a “tratamento de favor” a um dos grandes devedores, Luís Filipe Vieira.
À esquerda, fixaram-se objetivos para o salário mínimo, com promessa de aumentos entre 20,5% e 46,3%, indiciando que este continuará a ser tema de negociação. À direita, não se estabelecem compromissos e, no caso do CDS-PPe do Chega, nem são feitas referências.
Os programas eleitorais dos partidos com assento parlamentar referem a redução da fiscalidade para as empresas, especialmente PME, mas não abordam a parafiscalidade. As contribuições extraordinárias prometem manter-se.
O documento da DGS para o envelhecimento saudável e ativo já aborda a participação laboral, refere a investigadora Judite Gonçalves, mas promoção da saúde deve começar “no útero”.
Sector pode tornar-se insustentável, levando a falências, abate de animais por falta de liquidez e dependência externa. Perante a subida dos custos de produção, produtores reclamam um aumento do preço do leite de 32 para 42 cêntimos.
Representante dos produtores açorianos lembra importância do sector na região, não só económica, mas também social.
Com eleições para novo bastonário à porta, Franklim Marques defende a maior valorização do “papel social e serviço público” que desempenham os farmacêuticos e mais recurso às consultas de acompanhamento fármaco-terapêutico.
Crescente longevidade dos portugueses - e dos europeus - leva a que o tema comece a ganhar espaço nas estratégias de crescimento económico e empresarial como forma de aproveitar, através de políticas específicas, o potencial da população com mais de 40 anos.
Jerome Powell vai mesmo fazer um segundo mandato de quatro anos à frente do banco central, apesar das reservas de alguns democratas. E a prioridade é aumentar as taxas de juro para vergar a inflação, o que de qualquer modo não deverá acontecer antes do segundo semestre.
A recusa de Donald Trump em manter os Estados Unidos no interior do Acordo INF marcou o começo da crise. Moscovo diz que a segurança da União Europeia depressa ficará em causa.
Tendências de crescimento sentidas no ano passado deverão permanecer em 2022, à medida que a economia recupera da crise pandémica. Advogados falam de “excesso de liquidez”.
Em entrevista, Sean Moriarty, CEO de um dos mais emblemáticos empreendimentos turísticos do país, revela que a segunda parte do ano passado apresentou indicadores positivos, alguns superiores a 2019.
interessada na Dielmar admitiu vir a transferir a produção para Marrocos, porque na Europa a especialização do sector está a desaparecer. CEO admite ao JE que será um processo a dez, 15 anos.
O grupo liderado por João Bento criou, no final do ano passado, a CTT IMO, uma sociedade focada na compra, venda e arrendamento de imóveis, mas também na gestão do património da empresa de correios.
Responsáveis da companhia aérea tentaram vender a ex-VEM a grandes operadoras de manutenção e fundos. Sem sucesso. Pedro Nuno Santos diz que ao longo dos anos TAP perdeu quase mil milhões na empresa: “uma brutalidade”.
Novobanco fora da corrida por estar impedido de fazer aquisições até Bruxelas dar por encerrada a reestruturação do banco.
Evolução dos mercados em 2022 entre o desempenho dos lucros e o andamento mais hawkish das políticas monetárias.
No único frente-a-frente televisivo entre os líderes do PS e do PSD até 30 de janeiro, António Costa e Rui Rio debateram as diferentes soluções que propõem para a legislatura.