Capa
Nº 68 | 25 Outubro 2023
Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Et Cetera
O IMI deverá pesar mais na carteira dos portugueses com a reavaliação do coeficiente de localização nos próximos anos. Líder da Associação Lisbonense de Proprietários antecipa mesmo aumento “brutal” do imposto e agravamento da crise da habitação com aumento dos preços das casas devido à revisão do Valor Patrimonial Tributário. E critica “voracidade fiscal sem limites” do Governo.
Apesar da subida assinalável do desemprego em setembro, tanto em cadeia, como em termos homólogos, esta era já expectável, dado o abrandamento da economia global e, sobretudo, de alguns dos principais parceiros comerciais de Portugal.
Em Gaza mas também na fronteira com o Líbano, os combates estão a subir de tom. Na frente diplomática, Macron visitou Israel mas não tinha boas notícias, Lavrov foi a Teerão e António Guterres irritou os israelitas.
O Jornal Económico falou com Pedro Castro e Rui Quadros, dois especialistas do sector da aviação, que comentaram os resultados trimestrais da TAP. Apesar de bons resultados, abrandamento económico pode ser entrave.
Em entrevista ao Jornal Económico, o CEO da Ericsson Portugal, Juan Silvera, diz que a sua maior preocupação é a modelização do 5G. Mas teme que, neste momento, a indústria esteja a seguir o mesmo caminho que trilhou com o 4G: só uns poucos conseguiram fazer dinheiro de forma significativa com a tecnologia.
A tensão no Médio Oriente ameaça provocar uma nova crise energética nos mercados mundiais, avisou a Agência Internacional de Energia.
Vinte anos depois da histórica atuação no Coliseu do Porto, a banda britânica The Cinematic Orchestra regressa a Portugal para três concertos: Guimarães, Porto e Lisboa. “Man With a Movie Camera”, o álbum, mantém a patine intocada, tal como o filme homónimo.