Capa
Nº 6 | 04 Julho 2023
Notícias
Entrevista
Mercados
Agenda
Atualidade
Licenciamento mais rápido, formação de pessoal especializado, fortalecer a cadeia de abastecimento, não deixar a China de fora. Estes são alguns dos desafios para o sector das renováveis em Portugal e na Europa nos próximos anos, destacou o CEO da Global Wind Energy Council em entrevista ao JE.
Hoje, dia 4 de julho, as negociações em Wall Street estão encerradas.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publica o Índice de Preços no Consumidor (IPC) às 11h00 (hora de Lisboa) em maio. Em abril, a inflação homóloga na OCDE desceu para 7,4%, o que compara em baixa perante os 7,7% registados em março. Ainda assim, a inflação ultrapassou os 10% em dez países da organização e os 20% na Hungria e Turquia.
Um acórdão histórico considerou ilegal a cobrança da CESE às concessionárias de gás natural, com efeitos desde 2018. Fiscalistas ouvidos pelo Jornal Económico dizem que entendimento pode ser aproveitado também pelas empresas do sector petrolífero e até elétrico.
O sector secundário começa a sentir em pleno os efeitos negativos do ambiente macro internacional, com contrações projetadas da atividade na zona euro, EUA (onde até se esperava uma melhoria das condições) e uma desaceleração na China, o motor industrial mundial.
Entre março e maio deste ano foram transacionadas 33.800 habitações, face aos 31.800 fogos registados de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. Valor médio da transação foi de 2.130 euros/m2, num preço médio por fogo de 220.947 euros, o que representou um crescimento homólogo de 14,1%.
BTG Pactual, Itaú Europa, Banco Genial, Banco Master, Banco do Brasil, SPX Capital, XP Investimentos, Mercado Bitcoin, Capitual, são algumas das instituições financeiras brasileiras que estão a apostar em força no mercado português. Os bancos e as gestoras de ativos estão a seguir o rasto dos imigrantes brasileiros em Portugal.
Cerco da Frontex à Grécia aperta após aquele que é considerado um dos piores naufrágios no Mediterrâneo nos últimos anos. Hans Leijtens, diretor da agência europeia, pede mais explicações às autoridades gregas e aponta 10 de julho como data limite para a apresentação de relatório.
Os socialistas querem criar um "seguro europeu, com recursos europeus" e pedem ao Governo que defenda esta medida junto das instituições europeias.