Capa
Nº 446 | 30 Setembro 2025

Notícias
Empresas & Negócios
Política
Economia & Política
Mundo
Et Cetera
Desporto
Sustentabilidade
Empresas & Mercados

Os títulos da dona da SIC e do Expresso registaram na sessão de ontem a mais expressiva valorização diária desde que entraram na bolsa, há 25 anos.

José Miguel Almeida, administrador da CMVM, frisou, no entanto que Comissão "é agnóstica em relação à opção do crescimento orgânico ou através fusões e aquisições", o que defende é que a "atividade de auditoria requer massa crítica".

“O mais importante para nós é termos capacidade de tomar decisões comerciais. Se não pudermos gerir comercialmente na TAP, o interesse é muito limitado”, disse, acrescentando que “normalmente isso exige 51%, 60% ou 70% do capital”.

Embora na estrada há muito tempo, a campanha oficial para as autárquicas deste ano arranca esta terça-feira, dia 30, e prolonga-se até ao dia 10 de outubro. Sabe o que está em causa? Quantos candidatos concorrem? Quantos autarcas estão de saída por terem atingido o limite de mandatos? Para responder a estas e outras questões, preparámos um guia prático.

Primeiro-ministro considera que o setor soube perceber que era preciso diversificar a oferta. Luís Montenegro respondeu às preocupações do presidente da CTP sobre a construção do novo aeroporto. "Estamos a comprimir prazos o máximo que podemos para poder realizar esse grande objetivo", referiu.

Programa visa substituir placas, fornos ou esquentadores a gás por equipamentos elétricos, com os consumidores mais vulneráveis a não pagarem nada pela troca. Críticas visaram aumento de custos previstos pela troca de equipamentos a gás por eletricidade, por o voucher ser de uso único ou só visar energia elétrica.

Contas bancárias suecas que estão isentas de impostos sobre mais-valias servem de inspiração para a Comissão Europeia.

Presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) afirma que "a situação atual do consumo de drogas em Lisboa e no Porto, embora preocupante, não é diretamente comparável ao cenário vivido no Casal Ventoso nos anos 1990". No entanto, "apresentam semelhanças relevantes que justificam uma atenção redobrada por parte das entidades públicas e da sociedade civil", avisa. João Goulão, que aguarda que seja escolhido o seu sucessor no instituto, defende que "as respostas mais eficazes nem sempre coincidem com as mais intuitivas". Afirma, nesse sentido, que "remover o consumo da vista pública não elimina o fenómeno, apenas o desloca, tornando-o mais invisível, mais perigoso e menos controlável".

Há pelo menos que 15 anos que o problema se dá recorrentemente, sendo agora uma arma política usada nas batalhas entre democratas e republicanos no Congresso. Mas a animosidade de Trump face aos trabalhadores federais veio dar maior relevo ao problema.

Os futuros que a música pode dar são muitos. Da parte técnica à artística, todos podem sonhar e abraçar a música. Dá trabalho? Sim. Mas mais do que isso. Dá gozo. É com esse espírito que o projeto A Música dá Trabalho leva a literacia musical a diversas escolas do país na primeira quinzena de outubro.

José Mourinho regressa à casa onde se autoproclamou "especial" e onde gastou 766,5 milhões de euros. Seis anos depois, volta a ouvir o hino da Liga dos Campeões, competição que conquistou duas vezes.

Os bancos são motores de ecossistemas, apoiando projetos sustentáveis, tecnológicos e inovadores. O responsável destacou ainda, no evento "Zona de Impacto Global", organizado pelo JE e novobanco, os desafios da transformação digital, da regulação e da sustentabilidade, sublinhando exemplos de práticas já adotadas pelo novobanco.

Os bancos são motores de ecossistemas, apoiando projetos sustentáveis, tecnológicos e inovadores. O responsável destacou ainda, no evento "Zona de Impacto Global", organizado pelo JE e novobanco, os desafios da transformação digital, da regulação e da sustentabilidade, sublinhando exemplos de práticas já adotadas pelo novobanco.

Segundo a Reuters, por detrás do consórcio estão o fundo de investimento público da Arábia Saudita, o genro do presidente norte-americano, Jared Kushner, e a gestora de private equity Silver Lake.