Capa
Nº 341 | 18 Março 2025

Notícias
Lusofonia
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Imobiliário
Desporto
Atualidade

Relatório da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extrativas refere ainda que Timor-Leste já está a criar um quadro legal que favoreça a transição energética e energia verde.

Óscar Afonso, da FEP, Maria João Cortinhal, da Iscte Business School, e António Martins, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ampliam o debate lançado por Daniel Traça. No geral, são favoráveis ao aumento das propinas, mas consideram que para resolver o problema da fixação dos jovens recém licenciados são necessárias medidas estratégicas mais amplas.

A necessidade europeia de investir em defesa está a reavivar propostas de uma sobretaxa sobre os multimilionários da UE, com estudos a apontar para um acréscimo de receita de 67 mil milhões de euros, uma ideia que está a ganhar tração em alguns países como França. Em Portugal, apenas uma família seria taxada.

Na atual configuração, os votos favoráveis da CDU, SPD e Verdes conferem a maioria qualificada necessária para avançar com as mudanças propostas, um cenário que já não se verifica no novo desenho parlamentar que toma posse dia 25 de março. "A Alemanha está de volta", congratulou-se Merz.

Desaceleração da economia norte-americana, devido a tarifas, e plano da OPEP+ para aumentar a produção deverão aliviar os preços este ano.

O presidente dos Estados Unidos disse que tem um telefonema aprazado com o seu homólogo russo para esta terça-feira, com o assunto da Ucrânia a correr em paralelo a outras matérias.

Filipe Morais Vasconcelos, CEO da S317, reconhece que "em muitos casos, os mercados de carbono têm sido criticados por perpetuar desigualdades, permitindo que países desenvolvidos compensem as suas emissões sem reduzir significativamente a sua pegada ambiental, enquanto os países menos industrializados continuam dependentes da venda de créditos em vez de desenvolverem cadeias de valor sustentáveis".

Do seu portefólio de investimentos faz parte a Violas SGPS, a Super Bock Group, a Solverde e a Cotesi.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras pede aos futuros governos que aprovem medidas de apoio para mais investimento em habitação pública. "Se nada for feito vai ser uma miséria para as famílias de classe baixa. Vamos voltar a ver Lisboa com barracas", alertou o autarca no evento do JE que decorreu esta segunda-feira.

Este crescimento verificou-se nos últimos 12 meses, sendo que a nível mensal os preços das casas subiram 2,1% em fevereiro, quando comparado com janeiro, segundo os dados revelados pelo Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.

A tomada de posse do vencedor das eleições ao Comité Olímpico de Portugal (COP) terá lugar a 25 de março.

Decisão tomada esta segunda-feira mais de dez anos depois do início da Operação Marquês. Ex-primeiro-ministro será julgado por três crimes de corrupção, 13 de branqueamento e seis de fraude.