Capa
Nº 283 | 27 Novembro 2024
Notícias
Lusofonia
Economia
Mundo
Empresas
“A conclusão da quinta avaliação da Linha de Crédito Ampliada (ECF) permitirá o desembolso de aproximadamente 5,88 milhões de dólares (5,59 milhões de euros), enquanto a segunda avaliação do Financiamento para a Resiliência e Sustentabilidade (RSF) levará ao desembolso de cerca de 3,44 milhões de dólares (3,27 milhões de euros)”, referiu Justin Tyson, líder da missão do FMI que se deslocou ao país.
O presidente da ANJE, Carlos Carvalho, considera que medidas como o IRS Jovem ou a descida do IRC são benéficas, mas pede mais ambição, agilidade e incentivos à inovação, sobretudo no atual ambiente de tensão no comércio internacional - que, embora desafiante, cria oportunidades de valorizar outros mercados emergentes.
A votação da proposta do PS para atualização extraordinária permanente que estava prevista para esta terça-feira foi adiada para quinta-feira a pedido de várias bancadas. Medida está a gerar um novo braço-de-ferro entre o PS e o Governo, com o ministro das Finanças a reiterar que aumento de 1,25 pontos percentuais nas pensões até 1.527 euros “cria um problema às contas públicas”.
Este valor representa um crescimento de mais 26 euros (1,5%) em comparação com o mês anterior, enquanto em termos homólogos a taxa de variação fixou-se em 12% (1.536 euros/m2).
O Governador do Banco de Portugal respondia à questão da proposta do PS de alteração ao OE2025 sobre a eliminação de comissões no reembolso antecipado dos empréstimos à habitação a taxa fixa, passando a prever que aquela comissão seja de 0,5%, quando disse que nunca tinha defendido o fim das comissões de reembolso antecipado em contratos de taxa fixa.
Abstenção do PS e do Chega viabilizou redução do IRC de 21% para 20% no próximo ano. Medida, que contou os votos favoráveis do PSD e CDS, da Iniciativa Liberal e do PAN, foi aprovada sem surpresas nesta terça-feira, 26 de novembro. Redução do imposto que recai sobre as empresas custa 366 milhões por ano, mais 116 milhões do que nas contas do Governo, segundo a UTAO.
Ausência de medidas para sustentabilidade de pensões também gera preocupação para a Comissão Europeia, mas, ainda assim, o plano de Portugal até 2028 garante situação orçamental sólida.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que os esforços para garantir um cessar-fogo no Líbano estão "nas negociações finais", mas não foi por isso que o dia deixou de ser marcado por ataques israelitas a Beirute. Trump vai sendo informado em tempo real.
Distribuição garante que não há rutura de stock apesar da dificuldade em encontrar o produto nas prateleiras dos supermercados. Produtores admitem dificuldades nesta altura do ano: aumento do consumo obriga à importação de ovos e há um constrangimento nos mercados aos quais Portugal compra.
Em 2023 e no primeiro semestre de 2024, 18% dos novos empréstimos à habitação (excluindo renegociações e transferências de crédito) foram concedidos a cidadãos estrangeiros. O relatório diz que o aumento da população estrangeira residente e a procura de habitação por não residentes contribuem para este crescimento.
A "redução drástica na produção das fábricas do Seixal e da Maia é economicamente insustentável para a maior indústria eletrointensiva em Portugal", com 700 empregos e que exporta anualmente 900 milhões de euros.
Isabel Ferreira Pinto abandonou o grupo Jerónimo Martins apenas por dois anos, e voltou quando foi convidada para assumir a gestão do Pingo Doce.
Os banqueiros consideram que a proposta socialista que limita a comissão de amortização antecipada no crédito à habitação é “populista” e “demagógica”, defendendo que deveria ser discutida fora do âmbito do Orçamento do Estado.
A associação que representa os comercializadores de eletricidade critica a intenção de proibir a passagem de custos com a tarifa social para a fatura mensal e já apresentou queixa em Bruxelas contra o novo modelo. Acemel também quer o fim das tarifas reguladas no final de 2025, como está previsto, e que não haja novo adiamento.
Aumento da capacidade de processamento no hub de Loures, que rondou os 30 milhões de euros em investimento, permite à DPD Portugal entregar 200 mil encomendas por dia nos últimos dois meses do ano. Trata-se de um acréscimo entre 30% e 40% à média anual até outubro.