Capa
Nº 202 | 04 Julho 2024
Notícias
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Em entrevista ao JE, Maria Duarte Bello, especialista em marca pessoal e autora do livro “Liderança no Feminino”, aponta barreiras que se mantêm, a importância que o decisor político tem na promoção da igualdade e os sectores onde se registam maiores avanços. Olhando para o futuro, assinala o que falta fazer, nomeadamente na educação.
A presidente do BCE frisou a importância destes debates, sobretudo numa altura de incerteza elevada e inflação que ainda não está sob controlo, elogiando a "relação bonita" entre o mundo académico e os decisores de política monetária.
Regime vai passar abranger empresas com faturação até dois milhões de euros, contra atuais 500 mil euros, revelou ao JE fonte governamental, realçando importância da medida na sua tesouraria. Um balão de oxigénio para as empresas que passam a ser elegíveis e não têm de adiantar ao Estado um IVA que não foi cobrado. Do pacote de 70 medidas que que vai hoje a Conselho de Ministros deverá constar ainda um fundo de cinco milhões de euros para financiar start-ups, focado em alunos do ensino superior e do politécnico. E um programa para a economia da defesa e acelerar as oportunidades de fornecimento de materiais na área da defesa.
A discussão do novo Programa de Governo, que foi entregue na terça-feira, inicia-se às 09h00. Executivo não tem certezas sobre se o programa, e respetiva moção de confiança, vão passar no parlamento.
Os investidores do Reino Unido vão ter muito em que pensar nesta quinta-feira, marcada pela realização de eleições legislativas que podem dar vitória ao partido da oposição.
Mas não muitas: parece ser certo que os extremistas do Reform UK conseguirão o terceiro lugar, relegando para fora do pódio os liberais do Dem-Lib, que assim deixam uma carreira de fiel da balança e caem para o lado da irrelevância política.
A Autoridade Bancária Europeia estima que o crescimento do crédito concedido às famílias portuguesas seja de apenas 0,7% este ano. Apesar de ser uma melhoria face a 2023, ano em que contraiu, a projeção aponta para uma recuperação lenta, num período marcado por taxas de juro ainda elevadas.
Para conter o aumento significativo de exportações provenientes da China, consideradas pela Comissão Europeia de qualidade inferior, o bloco europeu vai sugerir eliminar o atual limite de 150 euros, valor sobre o qual os produtos podem ser importados sem taxas.