Capa
Nº 190 | 13 Junho 2024
Notícias
Entrevista
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Atualidade
O diretor do Departamento de Proteção Civil e coordenador do Civil Protection and Risk Analysis Group, da Universidade Lusófona, considera, em entrevista ao JE, que é importante reforçar o financiamento da Proteção Civil e que as empresas sejam chamadas a esse esforço.
O alívio do IRS já tem aprovação final. Os votos a favor da esquerda e da Iniciativa Liberal e a abstenção do Chega ditaram, esta quarta-feira, a luz verde do Parlamento à nova tabela de taxas dos escalões do imposto que foi proposta pelo PS. Proposta da AD foi novamente chumbada na votação final global. Entrada em vigor e efeito em 2024 dependem agora do Presidente da República e do Governo, que tem de atualizar as tabelas de retenção para os contribuintes sentirem ainda este ano a redução imposto.
“A inflação diminuiu no ano passado, mas permanece elevada”, acrescenta, utilizando uma linguagem idêntica ao do comunicado da última reunião, mas acrescenta que "nos últimos meses, houve progressos modestos em direção ao objetivo de inflação de 2%”, quando em março considerou que tal não se verificava.
Espera-se que o aumento da oferta mundial de petróleo, “liderado por produtores não-OPEP+, ultrapasse a previsão de procura a partir de 2025”, puxada pelos Estados Unidos, que estão preparados para injetar 2,1 milhões de barris diários no mercado, e por outros produtores do continente.
O índice PSI subiu 0,40% na sessão desta quarta-feira, ainda assim abaixo das principais praças europeias. A contribuir para o sentimento positivo, destaque para a desinflação da economia dos EUA em maio, a superar a maioria das expetativas.
A estranha estratégia política de Emmanuel Macron e o crescente desmembramento de Os Republicanos parece estar a alimentar o 'fantasma' que o próprio presidente queria combater. As intenções de voto no partido de Le Pen já estão acima da fasquia das eleições para a Europa.
Associação Automóvel de Portugal (ACAP) admite que quebra de 7%, registada em maio, pode ser consequência da falta de avanços, defendendo que o programa de abate tem mesmo de avançar pois está inscrito no Orçamento do Estado para 2024.
No primeiro trimestre do ano, verificou-se uma descida homóloga de 15,6% no número de edifícios licenciados na construção de novas casas. Especialistas do sector, ouvidos pelo Jornal Económico, apontam os efeitos da instabilidade política no adiamento de projetos, que gerou impasse na habitação, e a falta de oferta, como principais causas. "Todos os anos estamos a construir cada vez menos", aponta líder dos promotores imobiliários.
A Benfica SAD, o ex-presidente Luís Filipe Vieira e Domingo Soares de Oliveira vão responder pelo crime de fraude fiscal superior a um milhão de euros. Saiba o que está em causa.