Capa
Nº 173 | 13 Maio 2024
Notícias
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Líder dos promotores considera que, apesar de algumas das medidas serem positivas, não são novidade porque já vinham do anterior Executivo. Responsável da JLL defende que o programa pretende responder ao aumento da oferta de casas. Contudo, os dois especialistas concordam num ponto: a incógnita temporal sobre a descida no IVA para 6% na construção não descansa os investidores.
A EDP tomou a liderança dos ganhos no PSI, ao valorizar quase 4% após apresentar os resultados do primeiro trimestre. Em sentido contrário, Corticeira Amorim e REN foram protagonistas dos maiores tombos, com os mercados a reagirem às quedas nos lucros. Os valores referentes ao índice de preços no consumidor (IPC) vão marcar o primeiro dia da semana.
Os analistas afirmam que a decisão terá a ver com o facto de um dos países que tem liderado as negociações para um cessar-fogo ter dúvidas sobre a sinceridade das posições do governo de Benjamin Netanyahu.
O banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa vai passar a impor um mínimo de 500 euros na domiciliação de ordenado para que os clientes tenham acesso a uma bonificação na comissão de manutenção das contas pacote.
A OPA hostil não está a ser bem recebida em Espanha, nem pela administração do Banco Sabadell, que não quer, de maneira nenhuma, que o banco se funda com o BBVA, nem pelo Governo espanhol (que não é chamado a pronunciar-se oficialmente). Importa, por isso, saber o que está em jogo.
A empresa portuguesa liderada por Martim Oliveira apresenta, esta segunda-feira, o 'rebranding', que envolve pôr fim ao nome de algumas empresas do grupo para uniformizar e facilitar contratos internacionais. As agências de eventos Headliner e a de design Creatura manter-se-ão.
A cotada cortou no investimento, mas manteve intactas previsões para os lucros este ano e a meta de dividendos para 2026. Mudança de planos convenceu investidores e EDP regressou ao topo da bolsa de Lisboa.
O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou, definitivamente, num acórdão de 2 de maio, a decisão de levantamento do arresto dos bens dos ex-administradores do BES – José Maria Ricciardi, Pedro Mosqueira do Amaral, António do Souto, João Freixa, Jorge Martins e Rui da Silveira – que tinha sido decretado a pedido do Fundo de Recuperação de Créditos dos lesados do papel comercial da ESI e Rio Forte.
Com 2.000 km de linhas elétricas para construir até ao final da década, com o crescimento das energias renováveis, a companhia de infraestruturas energéticas congratula a intenção de o Governo acelerar a aprovação dos planos que estão a demorar "muito mais tempo" do que um ano e meio.
"Nós sabemos tudo o que há para saber sobre automóveis e queremos pôr esse conhecimento acumulado ao longo de quase oito décadas ao serviço dos clientes", diz Luís Pessanha, em entrevista ao JE. Grupo quer liderar na transformação para mobilidade elétrica.