A Santogal vai disponibilizar a partir desta segunda-feira, 13 de maio, um serviço de consultoria em mobilidade elétrica, para ajudar os clientes a escolher a melhor solução automóvel. Luís Pessanha, administrador-executivo, diz ao Jornal Económico (JE) que é uma iniciativa estratégica do grupo, para liderar uma transformação que considera “irreversível”.
O serviço prevê a definição do perfil de cada cliente e a verificação da sua adequação à mobilidade elétrica, tendo em conta todos os modelos de automóveis híbridos e 100% elétricos existentes no mercado.
No caso de o cliente avançar para uma compra, o serviço compreende a instalação de um posto de carregamento individual e o acesso a qualquer ponto de carregamento do país no âmbito das parcerias estratégicas celebradas entre a Santogal, a CME e o comercializador de energia para mobilidade elétrica EVIO.
“O serviço de consultoria em mobilidade elétrica é estratégico para o grupo e corresponde à nossa visão de que a eletrificação é irreversível, e pretendemos liderar esta disrupção”, diz Luís Pessanha ao JE.
“Nós sabemos tudo o que há para saber sobre automóveis e queremos pôr esse conhecimento acumulado ao longo de quase oito décadas ao serviço dos clientes”, acrescenta.
Em comunicado, a Santogal refere que o serviço de consultoria será prestado por equipas especializadas em mobilidade elétrica, com “mais de mil horas de formação”.
O serviço de diagnóstico é gratuito e está disponível em qualquer um dos 109 stands do grupo Santogal na Área Metropolitana de Lisboa, através dos canais de atendimento da empresa, digitais ou telefónicos, seis dias por semana.
A entrevista de Luís Pessanha ao JE:
Que objetivos tem a Santogal com o novo serviço?
O serviço de consultoria em mobilidade elétrica é estratégico para o grupo Santogal e corresponde à nossa visão de que a eletrificação é irreversível, e pretendemos liderar esta disrupção.
Este serviço surgiu naturalmente porque, ao longo dos últimos anos, as nossas equipas comerciais espalhadas em 109 stands na grande Lisboa foram sendo, cada vez mais, confrontadas com dúvidas legítimas dos nossos clientes sobre os carros elétricos. Por exemplo, dentro do universo de opções distintas, 100% elétrico ou plug-in, qual será a melhor opção? Será que a autonomia é na realidade uma questão decisiva para o cliente?
Estas dúvidas surgem porque existe uma série de mitos e desconhecimento em relação aos carros elétricos que interessa esclarecer, além de dúvidas relacionadas com o perfil da condução de cada um, não esquecendo o momento do carregamento.
No mercado, não havia uma entidade no setor automóvel com a dimensão e as capacidades do grupo Santogal que respondesse a todas as dúvidas dos clientes sobre a mobilidade elétrica. Com este serviço, colmatámos uma lacuna no mercado.
No âmbito deste serviço, fazemos um diagnóstico ao perfil do cliente, incluindo se tem acesso a um ponto de carregamento, em casa ou no local de trabalho.
Com base nesse diagnóstico, auscultamos todas as opções eletrificadas no mercado e apresentamos as nossas conclusões. Caso existam uma ou mais opções, como representamos mais de 30 marcas, somos os únicos no mercado a poder pôr em frente ao cliente três, quatro ou mais opções eletrificadas de marcas diferentes para os clientes experimentarem e escolherem.
Mas, no limite, na fase de diagnóstico, podemos até concluir que a solução 100% elétrica ainda não é aconselhável.
Sendo gratuito, o serviço terá uma função marketing e de indução de vendas?
O foco do serviço é o de aconselhar os clientes, respondendo a todas as dúvidas e questões sobre a mobilidade elétrica. Nós sabemos tudo o que há para saber sobre automóveis e queremos pôr esse conhecimento acumulado ao longo de quase oito décadas ao serviço dos clientes.
A análise que será feita tem em conta a rede nacional de abastecimento de veículos elétricos?
O diagnóstico ao perfil de cliente é feito tendo em conta todas as variáveis existentes, incluindo a proximidade ou acesso a pontos de carregamento públicos.
Como caracteriza a rede de abastecimento atual?
Portugal foi um país pioneiro na implementação de um ecossistema de mobilidade elétrica. A Mobi.E tem feito um trabalho muito positivo. É de enaltecer a possibilidade que há em Portugal de poder aceder-se a todos os pontos de carregamento elétrico da rede pública com apenas um contrato celebrado com um CEME. Isto é uma grande vantagem para a promoção da mobilidade elétrica.
No final de 2023, segundo os dados da Mobi.E, havia cerca de 4.450 postos de carregamento e mais de 7.800 pontos de carregamento de acesso público, o que é assinalável, mas ainda longe do necessário para a massificação dos carros elétricos, o que é natural. O Grupo Santogal vê como muito agrado os planos de expansão da rede pública, que cresce a um ritmo de 35 novos postos instalados por semana, segundo os dados da Mobi.E.
Como tem evoluído o mercado de veículos elétricos e que expectativas têm para este ano e o próximo?
No mercado nacional, os carros eletrificados têm feito o seu caminho e, ano após ano, têm-se registado aumentos no número de matrículas. Em 2023, face a 2022, o número de carros 100% elétricos duplicou, enquanto os híbridos plug-in e sem plug-in registaram um crescimento de 88% e de 19,5%, respetivamente.
São números animadores, mas ainda há um longo caminho a fazer na adoção generalizada deste tipo de automóveis. O Grupo Santogal acredita que o carro elétrico vai massificar-se porque o preço dos carros 100% elétricos já se aproxima do dos carros a combustão e acreditamos também que o esclarecimento feito aos clientes sobre estes veículos elétricos, assim como o aumento do número de pontos de carregamento elétrico acessíveis ao grande público, vão contribuir para a massificação dos elétricos.
Estamos a fazer o nosso papel com uma aposta estratégica num segmento 100% elétrico para a classe média da MG, tendo três concessionários em Lisboa, e que neste momento já é a sétima marca do Grupo Santogal ao nível da faturação.
Que peso têm os veículos elétricos no vosso negócio e que peso esperam que venham a ter?
Os carros 100% elétricas correspondem, neste momento, a 10% do número total de vendas de automóveis do Grupo Santogal, em linha com o mercado. No total, se consideramos o universo de viaturas eletrificadas, já vendemos 21 mil. O ano de 2024 indica claramente que o peso dos carros eletrificados, nomeadamente dos BEV [veículos totalmente elétricos, alimentados por uma bateria que é carregada via rede elétrica] está a crescer.