Capa
Nº 167 | 30 Abril 2024
Notícias
Entrevista
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Desporto
Conferência
Salim Mokhtari diz ao JE que a empresa de cuidados pessoais e saúde do consumidor saída da J&J tem a ambição de crescer em Portugal e está a trabalhar nesse sentido, adotando uma nova abordagem estratégica tanto para as marcas como para as pessoas.
Número de trabalhadores que vão para a reforma nos próximos dois anos corresponde a 29% a 38% dos funcionários da AT. O alerta é do presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT). Segundo Nuno Barroso, a entrada entre 200 a 400 trabalhadores por ano, prevista pelo anterior Executivo, não corresponde a uma substituição geracional, e acarreta uma perda de conhecimentos e de experiência que demorará anos a ser recuperada. Administração fiscal aponta a "idade média elevada entre os pontos fracos no horizonte.
O mercado tem ajustado consideravelmente as perspetivas após uns primeiros números de 2024 que mostram a inflação a voltar a subir e um mercado laboral a dar sinais de algum abrandamento. Para a reunião de maio é quase certo que não haverá mexidas nos juros.
Ana Jorge está no cargo desde maio do ano passado, substituindo Edmundo Martinho que saiu antes de ter terminado o mandato. Governo justifica que “não tomou as medidas adequadas que se impunham, para inverter rapidamente a situação financeira de extrema gravidade e os riscos de insustentabilidade da SCML”.
A Jerónimo Martins registou a maior subida no PSI e o índice ganhou 1,03%, à frente das congéneres europeias. As estimativas referentes à inflação e ao PIB da zona euro vão atrair as atenções dos investidores, a par das contas da Galp, em plena época de resultados.
Pouco mais de um ano após a sua eleição, Humza Yousaf anunciou que vai abandonar o cargo de primeiro-ministro e a liderança do Partido Nacional Escocês, depois de ter rompido a aliança com os Verdes. Descubra o que está em causa.
O acordo está sujeito às condições habituais e regulamentares de fecho, incluindo a aprovação pelas autoridades da concorrência portuguesas e espanholas. A conclusão da operação está prevista para antes do final do segundo trimestre de 2024.
"E se corre bem?", questionou o técnico na altura em que os "leões" investiram 10 milhões de euros na sua contratação. Quatro anos depois, os resultados estão à vista entre receitas da UEFA e vendas de jogadores. "Poucas são as estruturas que estão preparadas para perder bons quadros como Ruben Amorim", destaca especialista ao JE.
Desafios do imobiliário e da habitação vão estar em debate em mais um pequeno-almoço promovido pelo Jornal Económico.