Skip to main content

Providence Equity Partners compra grupo de ginásios VivaGym

O acordo está sujeito às condições habituais e regulamentares de fecho, incluindo a aprovação pelas autoridades da concorrência portuguesas e espanholas. A conclusão da operação está prevista para antes do final do segundo trimestre de 2024.

A Providence Equity Partners, gestora de fundos de capital de risco especializada em investimentos nos setores dos media, comunicações, educação e tecnologia, chegou a acordo para a aquisição do Grupo VivaGym, um operador líder ibérico de ginásios low cost, à Bridges Fund Management, um fundo de sustentabilidade e impacto.

O acordo está sujeito às condições habituais e regulamentares de fecho, incluindo a aprovação pelas autoridades da concorrência portuguesas e espanholas. A conclusão da operação está prevista para antes do final do segundo trimestre de 2024.

Em 2023, a VivaGym, dona em Portugal do grupo da cadeia de ginásios premium low-cost Fitness Hut, registou receitas de 93,5 milhões de euros, dos quais 36 milhões vieram de Portugal e os restantes 57,5 ​​milhões de euros provenientes de receitas geradas em Espanha.

A Providence tem experiência em parcerias com empresas no setor do lazer e indústrias adjacentes em toda a Europa.

"A sua experiente equipa de investimentos suportará o VivaGym à medida que continua a executar a sua estratégia de crescimento em Portugal e Espanha", refere a sociedade.

A equipa de gestão, que continuará a liderar o negócio após o investimento, reinveste juntamente com a Providence, tal como a Ares Management Corporation, o principal financiador da VivaGym. Juan del Río Nieto continuará CEO do VivaGym.

Não foi possível apurar o valor do negócio.

A Providence Equity Partners foi assessorada pela Roland Berger, PwC, CBRE, West Monroe, Uría Menéndez e Allen & Overy.

Já a Bridges Fund Management (vendedor) foi assessorada pela Canaccord Genuity, bem como pela KPMG, Deloitte, Eversheds e Pinsent Mason.

Em 2024, antes de a Providence se tornar acionista, o Grupo VivaGym tinha como objetivo atingir um volume de negócios entre 103 e 110 milhões de euros.

O grupo VivaGym gere 104 ginásios com mais de 315 mil membros em Portugal e Espanha. "Como empresa pioneira e inovadora orientada para o cliente, o VivaGym é líder no mercado ibérico de fitness graças a uma oferta sustentada por instalações de alta qualidade, ampla variedade de aulas de grupo, horários de funcionamento alargados e opções de adesão acessíveis e flexíveis", acrescenta o grupo.

A Bridges investiu pela primeira vez no VivaGym em 2015, quando tinha apenas 15 ginásios em Espanha. "Como investidor, tinha conhecimento profundo do setor, tendo lançado anteriormente o The Gym Group, um operador de ginásios low cost sediado no Reino Unido que foi posteriormente cotado na Bolsa de Valores de Londres. Esta experiência permitiu à Bridges criar uma equipa de gestão de alto calibre, liderada por Juan del Río, e expandir a sua presença através de novas aberturas e aquisições estratégicas, nomeadamente a entrada no mercado português com a compra do Fitness Hut, um dos maiores operadores de ginásios low cost em Portugal, assim como Duet Fit e o Happy Gym em Espanha", explica a empresa em comunicado.

Robert Sudo, responsável da Providence Equity Partners", explica que "estudámos de perto a indústria do fitness na Europa durante dez anos e acreditamos que este é o momento certo para associar-nos com um líder como o VivaGym, neste mercado altamente atrativo" .

"Na nossa visão, o VivaGym é um investimento clássico da Providence, com um modelo de negócio sólido com clientes fiéis, colaboradores empenhados e talentosos e uma marca estabelecida. Simultaneamente, acreditamos que o VivaGym tem um potencial de crescimento significativo e estamos ansiosos por trabalhar com o Juan [Juan del Río] e a sua equipa para continuar a captar esta oportunidade de mercado atrativa", acrescenta o managing director da Providence Equity.

"Com quase 20 anos de experiência em investimentos na Península Ibérica e um histórico comprovado de parcerias com empresas de lazer, acreditamos que a Providence está bem posicionada para apoiar o VivaGym nesta nova fase de crescimento”, conclui Robert Sudo.

Por sua vez, James Hurrell, Partner da Bridges Fund Management, afirma na nota que "tem sido extremamente gratificante ver o crescimento do VivaGym, de apenas 15 ginásios quando investimos para mais de 100 atualmente".

"Durante esse período, a empresa alargou o acesso a instalações de fitness de elevada qualidade e contribuiu para melhorar a saúde de centenas de milhares de pessoas. Acreditamos que o VivaGym construiu uma das melhores plataformas do setor. Sob a liderança inspiradora de Juan, não temos dúvidas de que o VivaGym irá crescer nos próximos anos e continuará a atingir os seus objetivos ambiciosos", explica o Partner da Bridges Fund Management.

Juan del Río Nieto, CEO do VivaGym, acrescenta que "desde o investimento da Bridges em 2015, o VivaGym empreendeu um ambicioso plano de crescimento, expandindo-se de 15 para 104 clubes. Graças aos seus investimentos anteriores neste setor, a experiência e o conhecimento das melhores práticas da Bridges ajudaram-nos a transformar o VivaGym num operador líder no mercado ibérico".

"A Bridges foi também um parceiro fundamental para nos ajudar a gerir e a recuperar dos desafios do período Covid e estamos muito gratos pelo seu apoio", acrescenta.

"Olhando para o futuro, estamos muito entusiasmados por trabalhar em estreita colaboração com a Providence, à medida que ampliamos os nossos esforços para consolidar o VivaGym como líder ibérico no setor do fitness", refere o CEO que considera a Providence "o parceiro certo".