Skip to main content

Marsh revela que preços dos seguros aumentaram globalmente 1% no primeiro trimestre

O mercado tem ajustado consideravelmente as perspetivas após uns primeiros números de 2024 que mostram a inflação a voltar a subir e um mercado laboral a dar sinais de algum abrandamento. Para a reunião de maio é quase certo que não haverá mexidas nos juros.

Os preços dos seguros aumentaram, globalmente, 1% no primeiro trimestre de 2024 (um decréscimo face aos 2% registados no quarto trimestre de 2023), de acordo com o Global Insurance Market Index divulgado esta segunda-feira pela Marsh, empresa do Grupo Marsh McLennan e líder mundial em consultoria de riscos e corretagem de seguros.

Em comentário ao relatório, António Morna, Diretor de Placement da Marsh Portugal, defende que "uma moderação contínua das taxas de seguro e um maior apetite das seguradoras, em especial para riscos bem geridos, serão bem recebidas pelos clientes que continuam a enfrentar uma grande incerteza económica e geopolítica a nível mundial”.

“Num cenário de risco em rápida mudança, as organizações serão pressionadas a melhorar as suas capacidades de gestão do risco e a tornarem-se mais resistentes aos choques globais. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes para garantir que dispõem das ferramentas certas para enfrentar estes desafios e beneficiar da melhoria contínua das condições de mercado”, acrescenta.

A subida de preços manteve-se relativamente consistente na maioria das regiões, que registaram um ligeiro decréscimo, segundo o Global Insurance Market Index.

A evolução deveu-se, sobretudo, ao reforço da tendência para a diminuição das taxas nas linhas financeiras, profissionais e cibernéticas e ao aumento da concorrência entre as seguradoras no mercado mundial dos danos materiais.

Em média, as taxas diminuíram 2% no Reino Unido, Ásia, Pacífico, Canadá e Índia, Médio Oriente e África, tendo aumentado 3% nos Estados Unidos e na Europa e 5% na América Latina e Caraíbas.

Entre outras conclusões, o relatório destaca que os prémios dos seguros de danos materiais aumentaram, em média, 3%, um ligeiro decréscimo face aos 6% registados no quarto trimestre de 2023.

Nos Estados Unidos, as empresas com concentrações de ativos em zonas de catástrofe, como o Golfo do México, a costa atlântica e a Califórnia, começaram a registar aumentos mais baixos ou mesmo reduções nas taxas, em comparação com aumentos mais elevados nos últimos anos;

O Global Insurance Market Index diz ainda que os prémios de responsabilidade civil aumentaram 3%, mantendo-se a taxa de aumento dos cinco trimestres anteriores, devido a preocupações com a dimensão dos prémios dos júris nos Estados Unidos.

Pelo sétimo trimestre consecutivo, os preços globais nas linhas financeiras e profissionais diminuíram. Impulsionados pelas reduções das taxas e aumento da competitividade – particularmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Pacífico e Canadá –, os preços diminuíram, em média, 7% no primeiro trimestre, por comparação com os 6% verificados no trimestre anterior, conclui a líder mundial em corretagem de seguros e consultoria de risco.

O mesmo estudo conclui que, globalmente, o aumento dos prémios de seguros de cyber diminuiu 6%, por comparação com o decréscimo de 3% registado no trimestre anterior. As seguradoras estão cada vez mais concentradas na capacidade de controlo de cibersegurança das organizações, procurando melhorar ano após ano a resiliência cibernética.