Skip to main content
Capa
Nº 239 | 10 Setembro 2021
Edição nº 239
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Como se fazem três carros num só
Como se fazem três carros num só
A Citroën está a fazer uma apresentação por oito países europeus do seu novo porta-estandarte, o C5X híbrido plug-in e com duas motorizações térmicas.
Neil Harbisson, o cyborg humano,  é a grande atração no 6º MEXE
Neil Harbisson, o cyborg humano, é a grande atração no 6º MEXE
A sexta edição do MEXE decorrerá entre os dias 18 de setembro e 3 de outubro no Porto, em Lisboa e em Viseu.
O heroísmo e os limites  do amor em Glasgow F nos anos 80 do século XX
O heroísmo e os limites do amor em Glasgow F nos anos 80 do século XX
O primeiro romance do escocês Douglas Stuart, “Shuggie Bain”, demorou dez anos a escrever mas valeu a pena a espera, pois arrecadou, em 2020, o Man Booker Prize, um dos mais importantes prémios literários de língua inglesa, e foi eleito “Livro do Ano” nos British Book Awards, além de ter sido finalista de muitos outros prémios de prestígio.
“Campo Santo”: Passeios solitários pela Córsega
“Campo Santo”: Passeios solitários pela Córsega
"Observei uma quantidade incrível de andorinhas-das-barreiras desenhando círculos por cima dos penhascos cor de fogo, do lado da luz para a sombra e da sombra de novo para a luz, e a certa altura dessa tarde que para mim se encheu de uma sensação de liberdade, nadei para o largo com espantosa leveza, tão longe que pensei que podia simplesmente deixar-me ir à deriva, entrar no ocaso e depois na noite.”
Viagem ao centro da Terra
Viagem ao centro da Terra
Fazendo hoje parte do grupo Citizen, a Frédéric Constant é uma empresa relativamente jovem no universo histórico da indústria suíça de relojoaria.
Petiscos e comezainas  na Herdade da Barrosinha
Petiscos e comezainas na Herdade da Barrosinha
Às portas de Alcácer do Sal, em pleno estuário do Sado, situa-se a Companhia Agrícola da Barrosinha, fundada em 1947.
Mar de Rosas, o rosé mais ocidental da Europa
Mar de Rosas, o rosé mais ocidental da Europa
Nicholas Von Bruemmer decidiu seguir a paixão do seu avô pela vinha e pela quinta Casal Sta. Maria, em Colares, sobranceira ao Atlântico, e produzir um vinho de homenagem ao barão Bodo Von Bruemmer.
Ensaio
Geração Covid
Geração Covid
Ocultar intergeracionalmente a desigualdade intrageracional dos que nos seguem é o pior que podemos fazer. A geração Covid merece-nos uma vaga de reciprocidade, solidária, no sentido exacto de uma interdependência que nos segura a todos.
Atualidade
Hassan Akhund, a tradição no poder
Hassan Akhund, a tradição no poder
Ninguém sabe que idade tem Mohammad Hassan Akhund, o novo primeiro-ministro interino do Afeganistão nascido em Kandahar – como também ninguém sabe o que quererá dizer ‘interino’ tanto em termos de tempo como de divisão do poder no que diz respeito às várias forças tantas vezes em confronto no interior do país.
“Sou ambicioso, mas no sentido de encontrar novas maneiras de escrever  e de contar”
“Sou ambicioso, mas no sentido de encontrar novas maneiras de escrever e de contar”
O seu novo romance, “Águas Passadas” é um thriller que agarra da primeira à última página. Tordo gosta de se superar, de não se repetir, o que diz ser uma tendência dos escritores. “Esse é o meu desafio, às vezes é preciso parar, andar para trás, para depois dar dois passos em frente”, garante. O Prémio Saramago catapultou-o para a consagração. “Não há prémio em Portugal que tenha a mesma importância, nem de perto nem de longe.”, diz.
“Ainda  há muitas coisas  por descobrir no Côa”
“Ainda há muitas coisas por descobrir no Côa”
Thierry Aubry, o arqueólogo que há mais de duas décadas se dedica a decifrar a arte do Côa, dá-nos algumas pistas sobre o futuro, que passa pela aposta na qualidade e satisfação do público que visita o Parque Arqueológico do Vale do Côa, pela criação de sinergias e pela atração de jovens talentos.
Corto Maltese  e a ignorância de ouro
Corto Maltese e a ignorância de ouro
A ignorância tornou-se o grande valor social. O saber foi substituído por um algoritmo e a Wikipedia tornou-se o referente cultural. Todos sabem o mesmo, ou seja, pouco ou nada.
Café sem cafés
Café sem cafés
E se o café se tornasse num produto de luxo? Se, de um momento para o outro, a popular bica (ou cimbalino) se tornasse algo só ao alcance de alguns?
Fama, para que te quero?
Fama, para que te quero?
Billie Eilish canta que está a envelhecer, porque sente mais peso sobre os ombros. O que, convenhamos, deve ser verdade.
Ascensão e quase queda
Ascensão e quase queda
Algumas famílias deixam, ao longo dos tempos, a sua impressão digital bem visível nas sociedades.
O desafio de Coppola
O desafio de Coppola
São precisos realizadores assim para provar que o cinema não morre.
Os dias  da Coelima
Os dias da Coelima
A Coelima, criada em 1922, vive, nas vésperas do seu centenário, à espera de um destino.