Skip to main content
Capa
Nº 242 | 01 Outubro 2021
Edição nº 242
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
IWC rima com Mercedes
IWC rima com Mercedes
Quando combinados num objeto, design e performance costumam tornar o mundo numa coisa mais apetecível. Quando dois objetos que incorporam design e performance se combinam, o caso torna contornos mais sérios – e foi isso que aconteceu no espaço da Sociedade Comercial C. Santos na Boavista (Porto), palco da IWC Watchmaking Classes AMG-Mercedes.
Como gostaria  de estar numa autobahn
Como gostaria de estar numa autobahn
A sensação é única. É luxo, muita tecnologia, um outro planeta, um conforto ímpar e a noção exata do que é viajar com segurança. Será difícil conseguir maiores e melhores atributos para uma viatura premium, o BMW 745e.
Adega Mãe celebra 10 anos com 5 novos vinhos
Adega Mãe celebra 10 anos com 5 novos vinhos
Dez anos depois da inauguração oficial e do lançamento do primeiro vinho no mercado, a AdegaMãe decidiu renovar a sua identidade e reforçar a génese marcadamente atlântica desta casa produtora de vinhos ligada ao Grupo Riberalves.
Drogaria, comida a pensar  no bairro e no Mundo
Drogaria, comida a pensar no bairro e no Mundo
Entre a Lapa e a Pampulha, encontra-se o restaurante Drogaria, resultante da vontade do proprietário Paulo Aguiar em voltar ao bairro onde cresceu e da sua paixão pela gastronomia.
“O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos”
“O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos”
Às oito da manhã já o sol é quente, mas há sempre uma brisa e um pingo de chuva em flor que perfuma o europeu agoniadiço. Quem pôs esta loira angélica no chocolate humano do bonde?
“Sombra” retrata histórias reais  do desaparecimento de crianças
“Sombra” retrata histórias reais do desaparecimento de crianças
O filme “Sombra”, do realizador português Bruno Gascon, inspirado em histórias verídicas de desaparecimento de crianças, e recentemente premiado em Barcelona, chega aos cinemas portugueses no dia 14 de outubro.
O empresário com alma de jornalista
O empresário com alma de jornalista
Independentemente de se ser próximo ou não de Francisco Pinto Balsemão, há uma coisa que se vê a olho nú: o dono do “Expresso” é um empresário com alma de jornalista.
Ensaio
Uma administração pública,  pesada e politizada?
Uma administração pública, pesada e politizada?
“Se os governantes não têm incentivos para mudar, tem de caber à sociedade civil a exigência de informação, para que possa funcionar como um sistema de freios, enriquecida, esclarecida e imune à manipulação da informação”.
Atualidade
Kaïs Saïed: notas sobre o processo  de presidencialização em curso
Kaïs Saïed: notas sobre o processo de presidencialização em curso
Durante décadas, no final do século passado e no início deste, quando aos turistas europeus lhes dava para partirem à aventura para o Magrebe, escolhiam comummente a Tunísia: era tão pitoresco como a Argélia e Marrocos (o chamado pequeno Magrebe) e não tinha problemas de segurança – que abundavam nestes dois países.
“Não sou uma santa, de todo, mas não  me vendo”
“Não sou uma santa, de todo, mas não me vendo”
A apresentadora da RTP e Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e Presidente da Associação Corações Com Coroa (CCC) tem um propósito de vida muito claro: contribuir para criar um mundo “mais justo, igualitário, compassivo e empático”. Mãe de Beatriz e João, passa-lhes os valores da solidariedade “contando-lhes as histórias da vida real (...), provando (...) que deveremos ter uma natural vontade e capacidade de partilhar, de promover a aceitação e a inclusão”.
Participação portuguesa  na Expo Dubai quer atrair 7% dos visitantes
Participação portuguesa na Expo Dubai quer atrair 7% dos visitantes
A pandemia obrigou ao adiamento por um ano, mas amanhã a Expo Dubai abre as portas ao público, durante seis meses. Portugal volta a apostar forte neste evento, para atrair turistas e investidores e fomentar exportações. Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, Luís Castro Henriques, comissário da representação portuguesa, desvenda os pormenores da nossa presença, do campo cultural ao económico.
007, ordem para ganhar
007, ordem para ganhar
Quando James Bond começou a beber martinis o mundo era cinzento. Ele trouxe-nos cor e exotismo. Mas as tragédias que vivia eram ficções. Quando uma nova cultura política mistura, no mundo real, a dor e o marketing, chegámos ao limiar do abismo. Nasceu o “stand-up politician”.
O último drible da Evergrande
O último drible da Evergrande
Muitas centenas de milhões de euros depois, gastos em jogadores como Jackson Martínez, ou em treinadores como Marcello Lippi, Luis Felipe Scolari ou Fabio Cannavaro, o Guangzhou Evergrande poderá estar prestes a fazer a sua última jogada.
Quem foi Jean Moulin?
Quem foi Jean Moulin?
Jean Moulin chegou à estação de comboios do Rossio no dia 12 de Setembro de 1941 e partiu para Londres a 20 de Outubro, a bordo de um hidroavião que descolou de Cabo Ruivo.
O assalto global
O assalto global
Seguir a pista do “dinheiro sujo” não é tarefa fácil. Que o digam os melhores investigadores. Porque ele, muitas vezes, não se distingue do “dinheiro limpo”. E isso, claro, altera as regras das sociedades. Como escreve Tom Burgis, jornalista do “Financial Times” neste “Cleptopia”: “A evasão fiscal privava os governos de receita.
Há lugar  para todos!
Há lugar para todos!
O guarda acalma os candidatos a ministro: “Ó senhores! Não se impacientem, porque há-de chegar a vez a todos!”
Matéria preta
Matéria preta
Foi há tanto tempo que já poucos se lembram. Quando a música punk inundou o Reino Unido com o seu rock adolescente e agreste, antecipando a chegada da senhora Thatcher ao poder, cada grupo tentava mostrar que tinha a pior reputação do mundo.