Skip to main content

Como gostaria de estar numa autobahn

A sensação é única. É luxo, muita tecnologia, um outro planeta, um conforto ímpar e a noção exata do que é viajar com segurança. Será difícil conseguir maiores e melhores atributos para uma viatura premium, o BMW 745e.

A sensação é única. É luxo, muita tecnologia, um outro planeta, um conforto ímpar e a noção exata do que é viajar com segurança. Será difícil conseguir maiores e melhores atributos para uma viatura premium, o BMW 745e. O design e foi feito em linha com o gosto do principal cliente desta luxuosa berlina, a China, mas na Europa este veículo de 170 mil euros (cerca de 25 mil euros em extras) marca pontos. As críticas europeias vão unicamente para a nova frente, muito elevada, com um duplo rim e que sendo um gosto asiático acaba por responder a exigências de segurança na “velha” Europa. Este veículo é movido a gasolina mas tem um motor elétrico com uma autonomia que varia entre os 48 e os 55 quilómetros, sendo que a função de carregamento pela travagem ou desaceleração dá-lhe mais “uns pós”. Em qualquer tipo de estrada o comportamento é exemplar, mas é em autoestrada que se sente a diferença de conforto e de insonorização, algo que nem os melhores do mercado conseguem. Os consumos em estrada e em velocidade moderada são incrivelmente baixos para um veículo que pesa mais de duas toneladas. Rolámos com uma média de 8 l/100 km, mas se em autoestrada ultrapassamos os 120 km/h o depósito de gasolina “perde o fundo” e é possível ir para os 15 litros/100 km e, atenção, o depósito de combustível é relativamente pequeno com apenas 46 litros de capacidade. Em cidade e com cuidado é possível chegar aos 50 quilómetros de autonomia. Em modo elétrico pode conduzir-se até 140 km/h de velocidade mas é possível que não passe dos 30 km de autonomia, enquanto com o motor térmico chega aos 250 km/h de velocidade máxima e daí o gosto que não seria termos uma “autobahn”. E, o mais incrível é a pujança que lhe permite (com a ajuda do motor elétrico) obter uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos, melhor do que alguns automóveis desportivos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico