Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 241 | 24 Setembro 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Ensaio
Atualidade
Do “Portugieser” (ou “português”, como outrora foi designado) tornou a IWC uma marca muito acarinhada pelos consumidores do nosso país. Mas o catálogo da marca não se esgota nesse modelo.
Testámo-la em todos os terrenos, mas é na cidade onde a Mercedes CLA 250e Shooting Brake mostra o melhor desempenho.
A pensar no espírito do Verão que ainda não nos abandonou completamente, a Quinta de Lemos, produtor do Dão, radicado na região de Silgueiros, Viseu, lançou há pouco tempo no mercado quatros novos vinhos: Lemos Rosé, Pica-Pica (branco), e os espumantes Gégé (rosé e branco).
Há bons motivos para viajar cá dentro e a pandemia não deve ser o único justificativo para tal.
"Ahmad Shah Massud estava sentado na relva e falava de fuga. Os inimigos apertavam o cerco à sua volta, como, aliás, tinham feito a maior parte da sua vida. Ficara sem território, embora também isto dificilmente fosse notícia. O seu exército de pé descalço sobrevivia à base de soldados-crianças e de velhos helicópteros soviéticos. Os talibãs, um pouco mais abaixo naquela mesma estrada, chegariam em breve.”
Especialmente dedicada à voz, a edição de 2021 do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão inclui 13 propostas, desde espetáculos de música erudita, ópera, jazz e world music até concertos inclusivos e performances de dança contemporânea.
"Num momento em que a democracia é alvo de um ataque sem precedentes, é imperioso relembrarmo-nos de que o nosso sistema funciona quando aqueles que se preocupam com os Estados Unidos se fazem ouvir e participam.
“Travar a precariedade do emprego ou ligar, de modo mais consequente, o apoio à inovação com a internacionalização das empresas portuguesas, são alguns dos caminhos a trilhar, com mais velocidade. E criar respostas para a questão “Como fazer?” e com que prazo, de modo acelerado e focado no futuro.”
O amor pelo desporto desta gestora, com vários anos de experiência na área comercial e de marketing em empresas portuguesas e russas, até começou pelo basquetebol mas foi a raquete que mais a entusiasmou.
“Quanto mais criadores, mais massa crítica há, mais evolução acontece”. Quem o diz é Joana Vasconcelos,
a artista plástica cuja acutilância anda de mão dada com a vontade de fazer a diferença na vida daqueles que ainda estão a construir o seu caminho no universo das Artes.
Da responsabilidade social ao estado do mercado global de arte, a conversa fluiu ao ritmo da caneta da artista sobre um dos seus inconfundíveis cadernos.
A plataforma Netflix foi a grande vencedora da 73ª edição dos Emmys, com as séries “The Crown” e “Gambito de Dama” a vencerem 11 prémios cada uma. Pela primeira vez, duas mulheres receberam os prémios máximos de Realização. A Netflix teve um total 44 galardões, longe do segundo lugar conseguido pela HBO, com 19.
Há qualquer coisa na história dos primeiros anos da Netflix que nos desconcerta.
Depois de torrado o dinheiro da bazuca, chegará, acredita-se, o do Tio Patinhas
ou o da cenoura voadora. Entretanto o que ocupa os neurónios da classe política
é a “descentralização”. O interior, esse, continuará deserto.
Nos últimos anos Lorde foi uma das ícones da “nova pop”. O seu álbum “Melodrama”, especialmente, tornou-se o espelho de todos os sonhos e ansiedades dos “teenagers”.
Em que lado do espelho está a Alice europeia? Todos sabem onde é a Europa, mas ninguém tem a certeza sobre o que ela é, realmente.
"Chefe, este país está cheio de gente que fala e não diz nada”, exclamava há muitos anos o irreverente Guarda Ricardo (que foi um sólido garante da segurança do humor português na imprensa, fosse antes do 25 de Abril no “Notícias da Amadora”, no “Jornal Novo” ou no “Público”.
50 anos depois, a série “Columbo” regressou ao nosso imaginário. Gentileza da RTP Memória, onde a podemos rever desde o primeiro episódio, de 1971.