Capa
Nº 2263 | 16 Agosto 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Última
Fecho da semana : Os mercados acionistas encontram-se em recuperação, depois do deslize significativo observado no início de agosto.
Confiança volta a subir : As bolsas estão novamente em trajetória ascendente e vários são os índices que já ultrapassaram os níveis em que estavam antes do sell-off que marcou o início de agosto.
Gestão da, agora, falida Inapa tinha plano – e uma “proposta firme” – para separar e vender o segmento de “Embalagem” para, se tudo corresse mal, reembolsar o apoio pedido à Parpública. Banco francês LCL Banque (do Grupo Crédit Agricole)também garantiu financiamento contra “garantia do negócio de embalagem”. Mas não o faria em três semanas.
E-Commerce : Alibaba cada vez mais acossada nos resultados pela dona da Temu. Ações da empresa fecharam a sessão de quinta-feira na bolsa de Hong Kong a cair 2,43%.
Imobiliário : Estudo da Engel&Volkers analisou 16 regiões onde atua e em algumas delas os valores sobem desde 2019. “As pessoas estão à espera de que os preços continuem altos”, refere economista.
Retalho : A empresa teve resultados acima do esperado pelos analistas e abriu as negociações em Wall Street com um disparo de 8%, continuando a valorizar ao longo da tarde de quinta-feira.
Telecomunicações : O CEO do grupo romeno Digi Communications apresentou as contas da empresa na quarta-feira e disse que a compra da Nowo é uma “operação muito sinérgica”.
A tragédia humana em Gaza continua a envergonhar todas as nações civilizadas que fecham os olhos perante os crimes cometidos contra milhares de civis indefesos.
Aviação : Primeiro dia de greve dos tripulantes da easyJet impactou em força os voos da companhia em Portugal. SNPVAC admite consultar os trabalhadores para novos dias de greve, consoante a postura da empresa.
Responsável da gestora de ativos acredita que a descida das taxas de juro vai ajudar as famílias portuguesas a conseguir comprar mais imóveis. Com 10 mil milhões em ativos em Portugal, o objetivo passa por crescer acima dos 40% em 2025, um ano que classifica como uma “incógnita” devido à evolução tecnológica, em particular o impacto da Inteligência Artificial.
Agricultura : Em Portugal, o problema de abastecimento e armazenagem de cereais dificulta a constituição de stocks de reserva, afetando também a exportação. Produção nacional é precisa, mas só chegaria a 20% da procura.
Guerra : Com as duas partes a transformarem as negociações numa longa pantomina sem fim à vista, Mahmoud Abbas optou pela ofensiva diplomática – onde, que conste, não entra a União Europeia.
Alejandro de Zunzunegui a Em entrevista ao JE, o CEOda Ninety Days e “coach” de processos de transformação digital, Alejandro de Zunzunegui deixa uma mensagem clara:“a transformação digital não é opcional”, as empresas têm de ir atrás dela, especialmente no sector da construção.
Alejandro de Zunzunegui : Gestor com vasta experiência, agora consultor e advisor na Bridgewhat, está mais centrado no crescimento do ecossistema digital e nas tecnologias emergentes, porque é preciso mudar e ter capacidade de adaptação. Ao JE, diz que muitas organizações ainda pretendem mudar as coisas com base em plataformas de pensamento e experiência que se tornaram obsoletas, “e isso é muito difícil, se não impossível”.
Uma abordagem estritamente formal sobre o presidencialismo angolano é extremamente limitativa, porque não considera a função dos actores não estaduais, em particular dos líderes partidários, que não têm poderes formais, mas podem condicionar o funcionamento do governo
Rentrée : O primeiro-ministro apresentou medidas para a saúde, uma área onde “há muito a fazer”, mas também para os transportes e pensões, que contarão com um suplemento extraordinário.