Capa
Nº 2260 | 26 Julho 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Advisory
Última
Fecho da semana : PIB dos Estados Unidos aumenta 2,8% no segundo trimestre, acima do crescimento esperado de 2,1%, mas impulsionado por um consumidor cada vez mais endividado.
Retalho : Resultados semestrais em quebra, com pressão sobre a margem EBITDA, e um “contexto desafiante” que se manterá no resto ano levaram os títulos da Jerónimo Martins a uma queda de 16,5%.
Rui Manuel Teixeira e Nelson Machado a O BCP e a Ageas estão juntos há já 20 anos. A parceria, agora renovada, está focada no digital, mas também na criação de soluções que respondam ao envelhecimento de uma população que deixou de ter produtos de poupança para a reforma.
Banca : A pandemia travou o ritmo de incorporação das caixas do Crédito Agrícola. Mas este processo, que o banco liderado por Licínio Pina relembra ser complexo, ganhou tração a partir de 2022. O grupo está a planear realizar entre duas a quatro fusões ao longo deste ano. Deverá fechar o ano com pelo menos 66 caixas.
Há três candidatos que vão avançar com propostas vinculativas para a compra de 100% do Hospital da Cruz Vermelha. O grupo Lusíadas surge como o mais bem posicionado.
Energia : Resultados em Portugal e no Chile com impacto negativo nas contas da companhia. Capex disparou mais de 21% com projetos em Portugal de energias renováveis. Dívida líquida subiu e custo médio da dívida também aumentou.
Imobiliário : Um empreendimento de luxo em Lisboa, com 15 apartamentos, foi todo vendido em menos de 48 anos. E as doze primeiras frações em um dia. Quase todos a portugueses. Oferta escassa de casas continua a impulsionar mercado.
Exclusivo : Os irlandeses da Welink pretendem rentabilizar a central algarvia Solara4, com 220 MW, inaugurada em 2021, com mais energia solar e a construção de duas centrais eólicas (em fases distintas), assim como baterias, para armazenar energia. O objetivo é ter tudo pronto até 2030, passando então a ter quase 500 MW, e fechar acordos PPA.
Aviação : A SPdH (ex-Groundforce e atual Menzies Portugal) contactou fornecedores para fazer pagamentos a 30, 60 ou 90 dias. Quando esteve em insolvência, a empresa chegou a ter de pagar a pronto.
Energia : A ambição das metas revistas para 2030 em termos de energia e ambiente é elogiada por vários atores do sector energético, que deixam alertas para os desafios, como na energia solar que implica a instalação de mais de dois gigas por ano, passando por reforçar as redes elétricas. E há alertas sobre o ritmo lento de descarbonização dos transportes e sobre os preços da eólica offshore.
Maria da Graça Carvalho : A ministra do Ambiente e Energia afirma que as alterações ao principal instrumento de política energética e climática, o PNEC 2030, são motivadas pelo reforço dos compromissos europeus, e salienta que tem existido consenso político sobre estes temas. ”Deve ser um projeto de todo o país e de todos os partidos”, diz ao JE. RicardoSantos Ferreira
Impostos a Fiscalistas ouvidos pelo JE alertam para aumento de gastos das empresas em sistemas de contabilidade para apurar nova taxa de imposto
e em consultores. Isto além dos custos de contexto da aplicação das novas regras “complexas” do IRC mínimo de 15% sobre lucros das multinacionais.
Lusofonia a Portugal e Angola comprometeram-se a estreitar relações, com mais empresas e exportações portuguesas e mais investimento e empresas angolanas, a caminho da Europa. “Estamos juntos”, diz Luís Montenegro.
Angola : O passado comum entre Lisboa e Luanda é uma vantagem para ambos os países, mas faltam mais políticas para aproveitar este potencial, sobretudo no que toca à internacionalização das empresas.
PRR : Estado deve aproveitar a possibilidade de reorientação das parcelas não exequíveis de alguns projetos para novos investimentos, face a quase 40% dos investimentos em estado crítico e preocupante.
Contas públicas : A atividade na zona euro sofreu um percalço em julho, pressionada sobretudo pela Alemanha e França, mas o aumento da dívida no segundo trimestre deixa o indicador ainda bastante abaixo do registado nos EUA, onde o FMI deixou fortes avisos quanto aos riscos orçamentais.
Eleições : A desistência de Joe Biden veio desbloquear uma campanha que se enredava nas suas próprias insuficiências. Mas o ímpeto de Kamala Harris pode chocar com o conservadorismo de uma parte significativa dos eleitores democratas. Se assim for, Trump agradece.
Promoção : João Peixe era até então associado sénior do escritório liderado por Duarte Vasconcelos. Em entrevista ao JE, explica o recrutamento desta boutique e comenta a evolução no sector tecnológico, no qual trabalha.
Comunidade : Os centros de competência, com base nos 12 núcleos regionais da associação que estão espalhados pelo mundo, visam fomentar sinergias e partilhas de conhecimento.