Capa
Nº 2234 | 26 Janeiro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Finanças Pessoais
Perspetiva
Economia & Política
Ensaio
Última
Fecho da bolsa: Fabricantes de chips beneficiam da inteligência artificial e impulsionam sector tecnológico, empurrando mercados acionistas para máximos.
Banca: O grupo Bankinter garante que o rácio de crédito malparado em Portugal é “muito contido” e não prevê que isso venha a mudar em 2024, naquele que deverá ser outro ano positivo para o negócio.
Telecomunicações: A vasta lista de interessados inclui propostas indicativas apenas para parte dos ativos, nomeadamente para a FastFiber. Muitos dos interessados irão agrupar-se em consórcios
Banca: O acordo foi assinado a 5 de maio, mas a venda ainda aguarda a luz verde do BCE. A venda será feita pelo “net asset value”, que em 2022 era de 19,5 milhões e inclui um “earn-out”. A Vcredit compra ainda a dívida subordinada.
Entrevista Luís Todo Bom: O professor universitário considera que as empresas familiares lusófonas ainda são muito mais fechadas com a família e apela aos países lusófonos para que cresçam, profissionalizem e melhorem a gestão das suas empresas. O gestor assume também que é possível Portugal fazer muito mais em termos de cooperação e integração com a lusofonia.
Futebol: Jorge Mendes ganhou pela 11ª vez o prémio para melhor agente nos World Globe Soccer Awards. Em entrevista ao JE, o superagente garante estar “preparado para resolver todas as situações”.
Seguros: Está a ser avaliada a possibilidade de cotar a Fidelidade em bolsa, mas só depois do IPO da Luz Saúde previsto para este ano. O objetivo é dispersar em bolsa uma participação minoritária. Já quanto ao BCP, a Fosun manteve a participação no limiar da autorização do BCE.
Finanças pessoais: Procurar novas formas de aumentar os rendimentos deve ser cada vez mais uma prioridade. Conheça cinco pilares fundamentais para que essa rentabilização seja efetiva.
Justiça: Ex-primeiro-ministro vai ser julgado por suspeita de 22 crimes, incluindo três por corrupção. Mas há mais a enfrentarem a justiça: Zeinal Bava, Ricardo Salgado, Hélder Bataglia, Granadeiro e Vara.
Juros: Numa conferência de imprensa com poucas novidades, Christine Lagarde procurou reforçar a dependência dos dados, mas não se afastou dos seus comentários recentes a apontar a cortes de taxas já no verão.
Inquéritos a Investigados projetos imobiliários e de turismo e o patrocínio da Socicorreia ao rali Vinho Madeira, onde tem participado Pedro Calado, o autarca do Funchal detido no âmbito da investigação às suspeitas de corrupção na Madeira e que tem ainda como alvo Miguel Albuquerque.
Reações: Desde moções de censura, a pedidos de demissão, Miguel Albuquerque tem estado na mira dos partidos pelos piores motivos.
Buscas em vários pontos do país levaram a três detenções, o presidente da Câmara do Funchal e de dois empresários ligados ao Grupo AFA e Socicorreia
Palestina: Vários democratas têm mostrado um crescente desconforto pelo apoio incondicional da administração à guerra promovida por Israel em Gaza. Republicanos podem entrar na ‘guerrilha’.
Eleições: A extrema-direita está em crescimento no país há pelo menos dez anos. Do outro lado, a esquerda apresenta-se dividida entre dois candidatos. É a oportunidade para passar à segunda volta e dar um sinal à Europa de que as eleições para o Parlamento Europeu podem vir a ser um grande momento para os extremistas de direita.
Urge agir para criar uma proposta de renovação do contrato social europeu, que devolva a esperança nas instituições e providencie respostas para os anseios e ambições de bem-estar dos indivíduos
Conferências: O temas do ESG e da Inteligência Artificial marcam a edição que se realiza na próxima quinta-feira e que conta, como é habitual, com os principais protagonistas do sector.