Capa
Nº 2231 | 05 Janeiro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Finanças
Finanças Pessoais
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Advisory
Última
Telecom : Há mais um possível interessado na compra da Altice Portugal, apurou o Jornal Económico. Os bancos UBS e Barclays estão a trabalhar com um fundo britânico com larga experiência na área das telecomunicações, utilities e media, apurou o Jornal Económico junto de fontes do sector. Poderá juntar-se aos fundos Apolo e Warburg, este último com o apoio de Horta Osório.
Fundos a Premium Investments Portugal aposta em diferentes classes de ativos, como empreendimentos turísticos e imovéis residenciais de luxo com serviços associados. Investimento previsto é de 50 milhões.
Bolsa : A China é a nação estrangeira com as participações mais valiosas no principal índice português. Em 2023 registou os maiores ganhos fruto das valorizações do BCP e Mota-Engil, apesar dos recuos sofridos na família EDP.
Energia a AEndiprev trabalha diretamente com gigantes eólicas mundiais como a Siemens, Vestas e GEpara operacionalizar os seus aerogeradores. Empresa prevê disparo de 30% na faturação este ano para os 60 milhões com projetos nos EUA e Europa.
Investimento : Este novo hotel marca o primeiro investimento do grupo Vila Galé fora do espaço lusófono. Além de Portugal, o Vila Galé já explora hotéis no Brasil.
Tecnologia : A empresa do grupo TripAdvisor terminou o ano passado com cerca de 3.500 restaurantes registados em Portugal. A maioria do ‘Michelin’ no país também se encontram nesta aplicação, diz o CEO para o mercado ibérico.
Automóvel : Ultrapassagem da marca chinesa pode marcar início de uma tendência. Guerra de preços entre marcas vai continuar. BYD joga ao ataque e está a construir mais uma fábrica na Europa.
Dicas : Da taxa de esforço aos cartões de crédito passando por um orçamento familiar e os gastos de telecomunicações, o novo ano pode ajudar a tomar melhores decisões financeiras.
Fecho da bolsa : A maioria dos mercados acionistas apresentaram um desempenho
positivo ao longo do ano passado.
Justiça AT, APA e Finanças estão na mira da queixa-crime contra entidades envolvidas no processo de avaliação das barragens
e na cobrança do IMI de 2019 que o fisco deixou caducar.
Fora da vida política apesar das saudades que deixou em Gaia, Luís Filipe Menezes lidera agora a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), querendo aprofundar laços com um dos blocos que mais tem crescido nos últimos anos, mas com uma fraca ligação comercial a Portugal. Por cá, a erosão das qualificações das elites é um problema, afirma, sem dar prognósticos para as eleições.
Luanda justificou a decisão de abandonar a OPEP com as regras que já não beneficiavam o país, isto depois de uma discórdia com os sauditas quanto às quotas de produção. A decisão terá um efeito prático neutro, sinalizando uma aproximação aos EUA.
Energia : Luanda quer diversificar a economia, mas para tal será fundamental conseguir captar mais investimento direto estrangeiro, algo que não tem acontecido fora do sector energético.
EUA : Apesar de reconhecer que os juros devem estar no pico, os membros da Fed reforçaram a condicionalidade de cortes futuros à evolução da economia. Investidores ajustaram projeção, mas continuam a apontar a março para início da normalização.
Caso CTT : João Paulo Correia, vice-presidente da bancada do PS, disse numa entrevista a 20 de novembro de 2020 que “obviamente” a entrada do Estado no capital dos CTT fazia “parte das negociações com o PCP”. E até dava um número mágico: 13%.
Congresso do PS : De Costa a Temido, passando por Carneiro, novo secretário-geral do PS quer mostrar união na reunião deste fim de semana. Líder do PSD também escolheu domingo para apresentar a nova AD
Guerra : A teoria, perversa, é que só se pedem negociações quando a guerra no terreno está perdida. Putin, senhor da guerra, está em campanha e por isso o tema não lhe interessa, pelo menos para já.
Eleições : São mais de sete dezenas os países que organizam este ano algum tipo de eleições. Só na Europa - e sem contar o Parlamento Europeu, que não é pata todos - há 13 eleições previstas.
Regras : Revisão dos Estatuto da Ordem dos Advogados, que rege o funcionamento da profissão, é votada esta sexta-feira. “É mudar completamente as regras da advocacia em Portugal”, diz a ASAP.
Caso CTT : Grupo parlamentar pede acesso ao despacho de João Leão e invoca necessidade de “transparência”. Diz que operação foi troca de favores com o BE e que pode ter lesado o Estado.