Capa
Nº 2226 | 30 Novembro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Ensaio
Conferência
Última
Crédito à Habitação: Os bancos estão a excluir do acesso às medidas do Governo os créditos hipotecários complementares ao crédito à habitação, que eram comuns nos contratos mais antigos e vulgarmente chamados de “crédito para obras”. A classificação de crédito “multiusos” deixa-os de fora,
Finanças sustentáveis a A gestora Lília Caiado Couto explica ao JE a complexidade de atingir as metas deste investimento. “Nunca se chega perto do objetivo mínimo”, sublinha a especialista.
Banca a “O Projecto Eleanor” acabou. O closing estava previsto para esta quinta-feira, mas a venda
não vai avançar. O banco tentará vender separadamente alguns terrenos mas só em 2024.
Energia: Energética conta com dinheiro no bolso para projetos. Objetivo é vender 700 MW até ao final de 2024, mantendo participações nos ativos. Estratégia passa por licenciar projetos e depois vender ou construi-los.
Tecnologia: CEO da AWS anunciou criação do Amazon Q. Adam Selipsky revelou o chatbot que utiliza Inteligência Artificial Generativa e prevê o auxílio de diversas empresas, independentemente da sua área.
No dia em que o Parlamento aprovou o último OE de António Costa, o líder da Iniciativa Liberal concedeu ao JE uma entrevista de fundo a que pode assistir na íntegra através do QR Code nestas páginas. Rui Rocha defende um terceiro pilar para a Segurança Social e rejeita o apodo de “neoliberal radical” que o PS lhe tem vindo a colar.“Radical é o estado em que Portugal foi deixado pelo PS”, rematou.
Liderança: Com diretas internas marcadas para 15 e 16 de dezembro, ainda há muito caminho a percorrer para que se defina quem irá sentar-se na cadeira que António Costa deixará livre após nove anos à frente do PS.
Ucrânia: O secretário-geral da organização considera que o país invadido não deve ainda fazer nada para promover negociações de paz. Primeiro, reforça, é preciso ganhar a guerra.
Eleições: Onúmero de cidadãos recenseados no país, mas a viver no estrangeiro contribui para a abstenção. Mudar as regras de voto fora do país aumentaria a participação dos cidadãos, diz estudo.
OE2024: As eleições antecipadas levaram o PS a recuar no aumento do IUC e no regime do RNH. Mais deduções no IRS, redução do IVA em alguns bens alimentares e medidas na habitação foram outras das alterações.
Votação: Como já acontecera na generalidade, o OE2024 foi ontem aprovado apenas com os votos favoráveis do partido que o cozinhou – e que, ainda assim, fez o maior número de alterações ao documento, incluindo em medidas antes consideradas estratégicas, como o IUC e o regime dos residentes não habituais. De resto, todos votaram contra, com PAN e Livre a absterem-se.
Previsões: Economia vai continuar a depender do petróleo, mas quadro geral é positivo, antecipa a Economist Intelligence Unit, que vê João Lourenço a tentar mudar a lei para se recandidatar em 2027.
Israel: O primeiro-ministro insiste que a guerra é para continuar após fim da trégua com o Hamas, apesar de pressões no sentido contrário e Netanyahu terá de avaliar de quantas vidas (políticas) ainda dispõe.
Julgar implica discernir, separar, e reconhecer limites que, neste caso, têm de recorrer a critérios extrínsecos ao próprio mundo tecnológico. Esses limites são ético-políticos, e prendem-se com a nossa própria aferição do estatuto e papel da tecnologia no mundo
Fernando Santo: Ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros defende que Alcochete tem todas as condições para ser complementar da Portela, “até ao dia em que quiserem que seja um aeroporto único”.
Evento organizado pelo JE e pel Transfor em Leira debatou os desafios do sector da construção. Fernando Santo, ex-bastonário dos engenheiros, fez retrato arrasador dos entraves que o sector enfrenta, ao passo que o CFO da Mota e o chairman da Transfor frisaram a necessidade de mais eficiência nos projetos. António Ramalho, ex-CEO do Novobanco, defendeu consolidação no sector e mostrou-se esperançoso que a banca olhe para as construtoras com outros olhos.
“Subida do CSI é positiva, mas reformados não esquecem corte de pensões de Passos Coelho”, diz APRe!
Política: Apesar de considerar positivo aumento do CSI, proposto pelo PSD, enquanto reforço dos rendimentos, APRe! demarca-se do apoio dos reformados a Montenegro.